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Quais são as calorias das bebidas?

No fim de um dia, tudo o que queremos é déficit calórico, não é mesmo? Ou beber aquele drink que não dê aquela barriguinha.  Mas o que é déficit calórico? É quando ingerimos menos calorias do que gastamos e, assim, acontece o processo de emagrecimento.

Por isso, sempre ficamos curiosos e queremos saber: quantas calorias será que aquela bebida tem? Será que ela engorda? Claro que não temos só que pensar nas calorias de um alimento, mas sim em tudo aquilo que ele oferece em conjunto.

Os amigos saem para beber e muitas vezes você não quer enfiar o pé na jaca, mas também não sabe bem se o destilado tem menos calorias ou se a cerveja tem mais, porque foi o que escutou uma vez de uma amiga.  Não é melhor beber o que gosta com cuidado e moderação e aproveitar de vez em quando sem preocupações?  Aqui vamos listar as bebidas e as suas respectivas calorias:

1(Fonte: Shutterstock)

Quanta energia fornece o álcool?

O álcool fornece aproximadamente um valor energético de 7 kcal por grama, e isso não é pouco! Vale lembrar que 1 grama de gordura tem 9 kcal e de carboidrato, 4 kcal.

Porque falam que o álcool tem "calorias vazias"?

Porque o álcool pode suprimir as necessidades calóricas do indivíduo, mesmo não sendo nutritivo. Então, na verdade, só há a promoção de energia sem a correta nutrição.

Destilado não engorda?

Nada isolado pode emagrecer ou engordar. A grande questão é: bebidas destiladas possuem menos calorias que as fermentadas? Bom, a primeira coisa a se fazer é analisar a quantidade de álcool em cada bebida — a vodca, o whisky, o gin são bebidas destiladas que possuem maior volume alcoólico, portanto são claramente mais calóricas, porque a cada grama de álcool são fornecidas 7 kcal. Mas como a contagem de calorias está em um todo, depende do que é feita aquela bebida. Foi adicionado açúcar? Frutas? Vale esta análise.

Então não, os destilados não são menos calóricos, eles apresentam um maior teor de álcool, elevando a quantidade de calorias. A diferença é que bebidas destiladas são consumidas em menores quantidades por serem "mais fortes" do que a cerveja e o vinho, que possuem muito menos álcool em sua composição.

Bebidas alcoólicas

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Cerveja

Normalmente a cerveja possui um baixo teor de álcool que chega a 5% de seu volume. O faz dela uma bebida calórica é o cereal da qual é feita: malte, cevada, milho, trigo. As cervejas mais consumidas aqui no Brasil têm 87 kcal em 200ml.

Whisky

Feito de uma variedade de cereais, o whisky tem o valor alcoólico bem alto, chegando até 54% de seu volume total. Em uma dose de 50 ml há, aproximadamente, 125 kcal.

Gin Tônica

Apenas a dose do gin de 50 ml possui 65 kcal. Já metade de uma latinha de tônica (175 ml), possui 40 kcal. No total, temos um drink de  225 ml com 105 kcal.

Vinho

O vinho, obtido através da fermentação das uvas e com teor alcoólico de 12% a 14% tem, em 100 ml, aproximadamente 72 kcal.

Vodca

Com teor alcoólico bem alto, por volta de 40%, uma dose de 50 ml de vodca tem por volta de 10 kcal. O que vai fazer diferença neste drink é se você vai beber ele puro ou com frutas e açúcar, por exemplo.

Caipirinha de saquê

O saquê, uma bebida com cerca de 16% de teor alcoólico, possui em 50 ml 65 kcal. O que irá fazer a diferença nas calorias deste drink serão as frutas e a quantidade de açúcar colocados.

Bebidas não alcoólicas

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Refrigerante zero açúcar

O refrigerante zero açúcar realmente possui zero caloria. Existem nutricionistas que não veem problema algum em ele ser consumido todos os dias, mas, na minha opinião, só porque um produto não tem calorias não quer dizer que ele traga algum benefício ou não possa fazer mal.

Na Coca-Cola Zero Açúcar, por exemplo, os ingredientes são: água gaseificada, extrato de noz de cola, cafeína, aroma natural, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico, edulcorantes, ciclamato de sódio, acessulfame de potássio, aspartame, conservador benzoato de sódio e estabilizante citrato de sódio. Ou seja, é um produto ultraprocessado cujos aditivos podem trazer problemas de saúde futuros.

Refrigerante normal

Uma lata de refrigerante de 350 ml contém em torno de 149 kcal, contando como segundo ingrediente em seu rótulo o açúcar.

Água

A bebida que deveria ser a mais consumida. Normalmente, recomendamos a ingestão diária de 35 ml de água por cada quilo que você pesa. Por exemplo: se uma pessoa tiver 70 kg fazemos 35 x 70 = 2,450 litros de água por dia. Sobre a questão calórica, a água não possui calorias.

Água com gás

A água com gás também não tem calorias. Ela só possui uma maior quantidade de sódio do que a água mineral.

Água de coco natural 

A água de coco natural tem 19 kcal em 100 gramas de sua composição.

Café

O café quase não tem calorias. Sem açúcar, melhor ainda. Uma porção de 100 gramas de café preparado possui 7 kcal.

Suco de laranja

O suco de laranja talvez seja o mais surpreendente, pois ele na verdade é bem calórico. Para quem quer ter déficit calórico, ele não é uma boa opção. Um copo de 200 ml tem 90 kcal.

Suco integral de uva

O suco de uva integral te, 114 kcal em um copo de 200 ml, ou seja, é supercalórico. O que muitas pessoas fazem para esse tipo de suco é diluí-lo em água para seu sabor não ficar tão forte e, assim, ingerir um volume maior com o mesmo tanto de calorias.

Chá de infusão

As calorias que o chá feito por infusão contém são mínimas, chegando próximas de zero.

Chá industrializado zero açúcar

O chá mate zero açúcar tem seu valor calórico próximo do zero, com aproximadamente 4 kcal por copo de 200 ml.

Chá industrializado normal

Um chá de pêssego industrializado, por exemplo, tem 36 kcal por copo de 200 ml.

Leite achocolatado de caixinha

Em 200 ml, representando uma caixinha, há 167 kcal.

Leite fermentado

Uma unidade de leite fermentado com 80 g tem 51 kcal. Lembrando que o leite fermentado é um leite que possui muito açúcar.

Energético

Uma lata de energético de 250 ml possui 115 kcal.

Lembre-se sempre de analisar os rótulos e vale também ressaltar que os valores sempre serão aproximados e não exatos.

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Marcela Andrade, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição, e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

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