Seja o primeiro a compartilhar

Endomorfo, ectomorfo e mesomorfo: descubra qual é o seu biotipo

Entrar em forma não é uma tarefa fácil. É preciso deixar velhos hábitos de lado e tentar resistir às tentações da cozinha. No entanto, você já reparou que essa tarefa parece mais simples para algumas pessoas, como se elas precisassem se esforçar menos para atingir determinados resultados na balança?

Acredite, não se trata de uma mera impressão. Em 1940, o Dr. William H. Sheldon apresentou a "teoria dos somatótipos". Nela, as pessoas são divididas em três grupos: endomorfo, mesomorfo e ectomorfo, com cada um desses grupos tendo suas próprias características e desafios na hora de ganhar massa muscular e perder gordura.

O que é um ectomorfo?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O ectomorfo é um indivíduo que tem metabolismo acelerado, com mais dificuldade para ganhar peso, independentemente de ser gordura ou massa muscular. Trata-se daquela pessoa que mesmo comendo bobagens de vez em quando e não mantendo uma dieta regrada, dificilmente precisa se preocupar com quilos a mais na balança.

A sua estrutura corporal costuma apresentar ombros, peitos e quadris estreitos, além de pouco volume muscular nos braços e nas pernas. Na academia, geralmente, essas pessoas se beneficiam de treinos intensos, porém de pouca duração. Elas também não precisam de longos treinos aeróbicos, pois isso prejudica o ganho de massa muscular.

O que é um endomorfo?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O endomorfo é o oposto do ectomorfo. Ele tem metabolismo mais lento e tende sempre para o biotipo mais gordinho, com uma estrutura corporal mais arredondada, enquanto o ectomorfo é mais esguio. É aquela pessoa que tem mais dificuldade para perder peso, como indivíduos com alguma disfunção na tireoide.

Caso desejem perder peso e ganhar massa magra, os endomorfos precisam investir no déficit calórico, com treinos cardiovasculares e dieta.

O que é um mesomorfo?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O mesomorfo é aquela pessoa que aparenta ganhar massa muscular com menos esforço, como aquele seu amigo que entra em forma rapidinho, mesmo depois de ficar semanas sem treinar.

A estrutura corporal dessas pessoas costuma apresentar ombros e peitos mais largos, além de volume muscular em pernas e braços, ainda que não sejam praticantes constantes de atividades físicas. Caso não queira praticar musculação, o mesomorfo pode se manter em forma praticando algum esporte, como futebol, natação etc.

Endomorfo, mesomorfo e ectomorfo são classificações permanentes?

Agora que você entendeu o significado dos conceitos propostos pelo Dr. Sheldon é importante compreender que eles não são permanentes. O metabolismo de uma pessoa também se torna mais rápido ou lento de acordo com características individuais, como a sua idade.

Um adolescente endomorfo pode ter um metabolismo mais acelerado do que o de um adulto mesomorfo devido às diferenças hormonais. Além disso, problemas de saúde e uso de medicamentos podem interferir no ganho e perda de peso.

Mais importante do que entender se você é endomorfo, mesomorfo ou ectomorfo é conseguir manter uma dieta equilibrada e nutricionalmente eficiente, pois isso garantirá a sua saúde. Ademais, hoje em dia existe uma infinidade de treinos e exercícios físicos que podem lhe ajudar a atingir seus objetivos.

Por isso, contar com o suporte de profissionais experientes, como nutricionistas e educadores físicos, faz toda a diferença na rotina de quem quer ser mais saudável.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.