Mofo em casa: conheça os perigos e como resolver

23/10/2022 às 10:002 min de leitura

O mofo é um verdadeiro inimigo dos donos de casa. Basta uma área mais escura e um pouco mais úmida para que esses fungos passem a crescer incessantemente, trazendo não só um problema estético para o domicílio, mas potencialmente estrutural e também para a saúde das pessoas que ali habitam.

Para algumas pessoas, o mofo pode ser responsável por causar nariz entupido, dor de garganta, tosse ou chiado, ardor nos olhos e até mesmo erupções cutâneas. Logo, é importante saber como controlar a manifestação do bolor para evitar maiores problemas no futuro. Veja só algumas dicas que nós separamos para você!

Mofo em casa

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O mofo é um organismo que faz parte da família dos fungos, podendo crescer tanto no interior como no exterior. No mundo fora de casa, os bolores são uma parte importante do ecossistema, uma vez que ajudam a quebrar a matéria vegetal e animal em decomposição.

No entanto, quando o mofo cresce no interior, às vezes ele pode ser problemático, causando alergias e infecções em algumas pessoas. São diversos tipos de mofo diferentes que podem surgir em um mesmo ambiente, sendo necessário uma testagem laboratorial para descobrir de qual deles especificamente estamos falando.

Para a felicidade de todos, porém, não é necessário saber qual o tipo do mofo para conseguir se livrar dele. Ter um bolor em casa não obrigatoriamente te deixará doente, mas tem o potencial de causar certos problemas de saúde. Tocar ou inalar os esporos de um mofo podem gerar sintomas como nariz escorrendo ou congestionado, coceira nos olhos, espirro, tosse e irritação pulmonar.

Expor-se a um mofo não costuma ser uma emergência para a maioria das pessoas. No entanto, caso a sua condição de saúde se agrave gradativamente, o mais recomendável é buscar auxílio médico imediato para lidar com os sintomas.

Livrando-se do mofo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em diversos domicílios, o surgimento do mofo se dá por conta de uma infiltração, que só poderá ser resolvida com a ajuda de um encanador. No entanto, a falta de sol e de circulação de ar em um cômodo pode fazer com que esses fungos se manifestem da mesma forma.

Com isso, marcas verdes e acinzentas passam a tomar conta das paredes. Porém, não há muito o que temer: lidar com esse sintoma é relativamente fácil. Para isso, basta esfregar a superfície com um tira limo e logo tudo voltará ao normal. Durante essa ação, o recomendável é que a pessoa use máscaras e mantenha o local ventilado.

Acabar com o mofo de forma definitiva, no entanto, é uma situação completamente diferente. Como o bolor depende da umidade para crescer, não há muito que podemos fazer além de tentar sempre o ambiente mais arejado possível e com a chance de receber algumas doses de sol por dia. Fora isso, é importante lembrar que todo tipo de mofo pode despertar problemas de saúde e precisa ser removido o mais rápido possível.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: