É possível espirrar enquanto dormimos?

22/06/2022 às 09:581 min de leitura

Geralmente, quem sofre com crises de espirros por conta de uma rinite ou resfriado torce para chegar a noite, dormir e se livrar de vez desse problema. Porém, a pergunta que fica no ar é: você, de fato, deixa de espirrar simplesmente por encostar a cabeça no travesseiro e partir para o merecido descanso?

Apesar de as chances serem mais baixas, ainda é possível que nosso corpo permita um espirro ou outro escapar a noite. O que acontece é que, durante a noite, o nosso corpo fica menos exposto ao que pode ocasionar um espirro, mas o cenário pode mudar caso esteja em um ambiente repleto de sujeira, tendo em vista que a respiração continua normalmente neste período do dia.

Como o espirro acontece?

Em linhas gerais, o espirro acontece como uma resposta dada pelo nosso corpo quando algum estimulante externo acaba atravessando nosso nariz e toca as membranas mucosas que revestem a passagem nasal. Estas, por suas vez, enviam uma mensagem ao cérebro alertando que há um invasor, e este lança um comando para os músculos da face, garganta e peito para tentarem expulsar os seres indesejados, ocasionando o espirro.

Em geral, as pessoas não espirram enquanto dormem graças ao REM, prevenindo que alguns comandos sejam enviados ao cérebro. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Em geral, as pessoas não espirram enquanto dormem graças ao REM, prevenindo que alguns comandos sejam enviados ao cérebro. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Entretanto, para garantir que todo esse sistema deixe de funcionar enquanto dormimos, nosso corpo ativa um pequeno truque chamado atonia REM, que é capaz de provocar uma espécie de desligamento com a liberação de alguns neurotransmissores durante o sono. Isso, de certa forma, faz com que nossos neurônios motores não sejam estimulados e, dessa forma, nosso cérebro não receba alguns sinais de reflexo.

Isso não quer dizer que você não pode ser surpreendido com um espirro no meio daquele sono extremamente agradável que estava tendo, mas graças ao REM a chance de isso acontecer diminui drasticamente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: