Ciência
21/10/2022 às 13:00•2 min de leitura
Se você precisar fazer um exame de sangue e lhe for recomendado jejum, isso significa que você não deve comer ou beber nada, exceto água, por algumas horas antes de realizar o teste. Muitas pessoas já passaram por esse processo, mas não sabem porque isso é necessário.
Entender por quais razões o jejum é importante antes de um exame de sangue pode ser útil para simplificar a compreensão das etapas e para diminuir a ansiedade.
(Fonte: Shutterstock)
Nossa dieta contém uma variedade significativa de nutrientes, tais como, vitaminas, minerais, gorduras, proteínas e carboidratos. Sendo assim, quando comemos e bebemos normalmente, esses alimentos são naturalmente absorvidos pela corrente sanguínea. Isso pode causar algumas alterações no resultado de determinados tipos de exame de sangue.
Por exemplo, alguns métodos de exames de diabetes medem os níveis basais de açúcar no sangue após certo período de jejum. Comer antes de fazer o teste pode fazer com que o açúcar no sangue do paciente apresente níveis mais elevados, causando um resultado impreciso.
Aqui, a pessoa pode até ser diagnosticada erroneamente com um quadro de diabetes ou pré-diabetes, caso o médico não realize um segundo exame e o paciente obedeça às recomendações do jejum.
Sendo assim, jejuar antes do procedimento visa ajudar a melhorar a confiabilidade e a precisão do exame. Vale ressaltar que resultados precisos são um componente fundamental para o diagnóstico de diversas doenças, para o monitoramento da condição e para a definição da melhor abordagem de tratamento.
(Fonte: Shutterstock)
Os testes de glicemia tendem a ser os exames que mais frequentemente requerem que o paciente jejue antes de tirar o sangue. Dependendo do tipo, pode ser necessário jejuar por até oito horas.
Os testes de perfil lipídico também podem exigir jejum. Eles servem para medir os triglicerídeos, um tipo de gordura encontrado em nosso corpo e também o colesterol.
Outros exames que entram na mesma linha são os de gama-glutamil transferase, usado para o diagnóstico de doenças hepáticas, assim como os testes sanguíneos de ferro, para avaliar a quantidade desse componente no sangue.
(Fonte: Shutterstock)
Sim. Qualquer tipo de bebida que não seja água não deve ser ingerida antes de um exame de sangue, exceto se o seu médico aprovar. Refrigerantes, sucos e álcool carregam quantidades significativas de açúcar, algo que pode interferir em vários resultados de testes comuns.
Chá, café preto e outras bebidas com cafeína em sua composição atuam como diuréticos que podem ter um efeito desidratante no organismo, levando a exames com resultados inconclusivos.
Outras coisas que podem causar alterações nos testes de sangue incluem fumaça, goma de mascar e exercícios físicos. Vale a pena ter atenção a esses pontos também.
Por fim, embora seja muito comum que os médicos peçam para o paciente jejuar nos casos apontados acima, é interessante observar que essa exigência está desaparecendo gradualmente graças a técnicas aprimoradas e novos tipos de exames. Além disso, pesquisas são feitas continuamente e já se descobriu que vários exames de rotina não são afetados pela ingestão de alimentos e bebidas.
De qualquer forma, se tiver alguma dúvida, não deixe de conversar com o seu médico. Afinal, ninguém melhor que um especialista para te orientar sobre o que você pode ou não fazer antes de um exame de sangue.