Comer alimentos processados pode aumentar a fome; saiba o motivo

01/12/2022 às 02:002 min de leitura

Aquela pizza congelada pode parecer absolutamente indispensável num primeiro momento, mas aparência impecável e um sabor ideal não podem ser os únicos critérios na hora de escolher um alimento.

Isso porque, em questão de horas, a fome pode surgir novamente e até em maior intensidade. Você já parou para se perguntar por que isso acontece? Pesquisadores conseguiram descobrir o motivo e identificar o mecanismo por trás dessa dinâmica.

As comidas processadas são uma escolha cada vez mais frequente na hora das refeições. Isso não apenas pelo sabor mais convidativo, mas uma comparação mais apressada pode acabar passando a impressão de que se trata também de uma opção mais barata.

Famosas por conter doses substanciais de corantes, conservantes, sódio, gordura e açúcar, elas foram alvo dos pesquisadores da Universidade de Sidney, na Austrália, permitindo a eles estabelecer uma nova relação entre o consumo de alimentos processados e o aumento de peso.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como nós comemos?

Para chegar a essa análise, os estudiosos acompanharam os hábitos alimentares de 9.341 australianos adultos durante um ano, notando não apenas o papel nocivo representado pelos alimentos processados, como seu efeito na busca por mais comida em meio à rotina.

No grupo de participantes que consumiu alimentos com maior consumo proteico na primeira refeição, foi percebido que eles eram tinham uma ingestão de energia menor, sendo o oposto do que ocorreu com aqueles que ingeriram menos proteínas e foram recorrendo a refeições cada vez mais calóricas ao longo do dia.

O perigo que esses alimentos nocivos representam se tornou ainda mais real graças a um mecanismo específico de fome de proteína. Ela é o que faz as pessoas serem levadas a buscar alimentos visando suprir a demanda de proteína do organismo durante o dia, sustentando a assim chamada Hipótese da Alavancagem das Proteínas, que defende essa regulação do organismo.

O problema é que quando essa necessidade não é atendida e ocorre a ingestão de alimentos pobres em proteínas, que estão cada vez mais comuns, as pessoas continuam sentindo fome e buscando novas refeições. Ou seja, acabam procurando outras fontes para obter energia, e continuamente, isso acaba por contribuir com a elevação do peso.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Proteínas ou carboidratos?

A ideia de que nosso corpo possui uma meta diária de ingestão de proteínas, nesse caso, acaba fazendo com que pessoas com maus hábitos alimentares ingiram mais carboidratos e gorduras que o necessário para consumir a dose necessária de proteína.

Necessária para a boa manutenção do organismo, a proteína é fonte abundante em uma série de alimentos, como carnes, feijão, ovos, soja, leite, e mesmo em alguns outros grãos, além da quinoa e linhaça.

Por outro lado, exemplos de alimentos processados e ultraprocessados não faltam, sobretudo entre os congelados: pizza, hambúrguer, lasanha, salgadinhos, balas, refrigerantes e biscoitos estão disponíveis nas mais variadas formas nos supermercados. Mas apesar da aparente praticidade que oferecem, o ideal é evitá-los.

Procurar adotar uma dieta equilibrada desde a primeira refeição, portanto, é importante não apenas para reduzir o consumo de açúcares e gorduras ao longo do dia, mas também para reduzir a ingestão de calorias — o que pode ser especialmente útil para quem deseja ficar dentro de uma faixa de peso saudável e evitar o surgimento de doenças.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: