Estilo de vida
28/01/2023 às 09:00•2 min de leitura
Crescer com um animal de estimação ao seu lado pode ser algo extremamente benéfico em vários sentidos para as crianças, ultrapassando o único objetivo de ter um companheiro para brincar. Segundo um novo estudo publicado na Human-Animal Interactions, a conexão de cachorros e humanos pode ser essencial para o desenvolvimento de uma criança.
O documento ressalta que os cães podem ajudar os mais jovens a aprender, ficarem mais relaxadas e até mesmo diminuir o risco de uma pessoa desenvolver asma precocemente. Além disso, possuir um companheiro canino desde os primeiros anos de vida pode tornar uma criança mais carinhosa. Entenda!
(Fonte: Shutterstock)
De acordo com o estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, os primeiros anos de contato de uma criança com um cachorro pode dizer muito sobre seu comportamento no futuro. Com a ajuda de três cães amigáveis chamados Fiona, Henry e Seymour, a equipe decidiu colocar 97 crianças — 51 meninas e 46 meninos — à prova.
Todos os participantes tinham entre dois e três anos e o experimento pedia para que cada criança interagisse com os cachorros em determinadas situações, sobretudo na tentativa de ajudar o animal de estimação a pegar uma guloseima ou um brinquedo.
Em 50% dos casos, as crianças deram aos cães uma recompensa e pegaram um brinquedo que estava fora de alcance depois que o pet se mostrou incapaz de pegá-lo sozinho. Por outro lado, as crianças ofereciam aos cães objetos que haviam sido ignorados previamente apenas em 26% das situações.
(Fonte: Shutterstock)
Através de uma análise mais profunda dos dados coletados, a equipe de pesquisa descobriu que as crianças tinham duas vezes mais chances de ajudar um cão a alcançar um brinquedo ou guloseima se ele demonstrasse interesse prévio por eles. Além disso, cães animados estavam mais propensos a serem ajudados.
E o que isso tem a ver com o estudo? Segundo os cientistas, esse método de atuação dos pequeninos humanos mostra um pouco sobre sua leitura de mundo. “Essas descobertas dão suporte à nossa hipótese do desenvolvimento precoce das crianças para leitura de objetivos e pró-socialidade se estendem além dos humanos para outros animais”, afirmou a líder do estudo, Rachna Reddy.
Sendo assim, os pesquisadores passaram a constatar que ter um cachorro dentro de casa — visto que 44 dos participantes vieram de lares com animais de estimação — tornava as crianças mais proativas e propensas a ajudar no dia a dia doméstico. "Isso mostra que jovens de pelo menos dois anos são capazes não apenas de ler o comportamento direcionado a um objetivo de um animal, mas podem aplicar esse conhecimento para outras relações humanas ou até mesmo atingir seus próprios objetivos", disse Reddy.
No entanto, os cientistas ressaltam que serão necessários mais estudos futuros para examinar outros componentes psicológicos da ajuda instrumental em relação às crianças, incluindo quais emoções elas desenvolvem quando estão motivadas a ajudar e como esses processos mudam à medida que elas crescem.