Tecnologia de captura de movimentos de Avatar é usada em pesquisa médica

30/01/2023 às 10:002 min de leitura

Não é segredo algum que tecnologia e medicina andam lado a lado, de mãos dadas, há bastante tempo. De dentistas a oncologistas, médicos de todo o mundo utilizam diversos aparatos tecnológicos em consultas e tratamentos — e, agora, parece que uma ferramenta que fez sucesso nos cinemas também vem ajudando a diagnosticar pacientes.

Afinal, pesquisadores estão usando a Inteligência Artificial usada na captura de movimentos de filmes como Avatar: O Caminho da Água para monitorar e identificar sinais de doenças que afetam a movimentação do indivíduo.

Captura de movimentos de Avatar é usada para detectar doenças

Utilizando as ferramentas de captura de movimentos similares às usadas pelos cineastas de Hollywood, pesquisadores descobriram que o algoritmo de análise de captura de movimentos pode identificar doenças de maneira muito veloz. Segundo uma reportagem publicada pela BBC, a IA seria capaz de detectar certas condições até duas vezes mais rápido do que os melhores médicos de suas respectivas áreas de atuação. 

"O impacto no diagnóstico e desenvolvimento de novos medicamentos para uma grande variedade de doenças pode ser absolutamente gigantesco," disse a Drª Valeria Ricotti. Ela é uma das pesquisadoras que vêm analisando o uso da tecnologia de MoCap (sigla do inglês Motion Capture) para finas medicinais e afirmou à publicação que está "completamente chocada com os resultados."

"Nossa nova abordagem detecta movimentos sutis que humanos não conseguem perceber," explica Aldo Faisal, Professor na Imperial College em Londres, um dos cientistas que ajudaram a bolar a ideia de usar a IA de MoCap por médicos. "[A tecnologia] tem a capacidade de transformar testes clínicos assim como aprimorar diagnósticos e monitoramento de pacientes."

Em desenvolvimento há uma década, o sistema utilizado pelos pesquisadores vem sendo testado em pacientes portadores de doenças como Ataxia de Friedreich e Distrofia Muscular de Duchenne, ambas sem cura e nas quais é essencial obter o diagnóstico rapidamente.

Muito utilizado em Hollywood, tecnologia de captura de movimentos também vem sendo usada na medicinaMuito utilizado em Hollywood, tecnologia de captura de movimentos também vem sendo usada na medicina

Além de detectar doenças muito mais cedo do que médicos humanos, a tecnologia também pode ajudar a reduzir custos e acelerar os testes de novos medicamentos. "Vamos poder realizar mais testes de drogas e reduzir seus respectivos custos," afirma a Professora Paola Giunti, diretora do Ataxia Centre no Hospital Universitário de Londres.

Diagnósticos muito mais rápidos

Membro do conselho de pesquisas médicas do London Institute of Medical Sciences, o Professor Richard Festenstein acredita que o uso da IA de captura de movimentos vai "atrair a indústria farmacêutica para investir em doenças raras." Segundo ele, pacientes serão os maiores beneficiados da pesquisa, já que "a tecnologia vai propiciar o surgimento de novos tratamentos muito mais rápido."

Um exemplo prático de como a tecnologia pode acelerar bastante o diagnóstico de certas condições, estudiosos da Imperial College utilizaram a IA em pacientes com Ataxia de Friedreich e conseguiram prever o avanço da doença com 12 meses de antecedência. Para fins de comparação, alguns dos maiores médicos especialistas só conseguiriam o diagnóstico em metade deste tempo, com apenas seis meses de antecedência.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: