Qual é a chave para uma vida boa, segundo a ciência?

31/01/2023 às 02:002 min de leitura

Se te perguntassem qual é o segredo para uma pessoa ser feliz em sua vida, qual seria sua resposta? Há quem diga que felicidade não se compra e há quem prefira dizer que dinheiro pode até não ser a chave para uma vida feliz, mas te dá a chance de comprar tudo que te faria alegre ao longo da vida. Para outros, todo esse questionamento passa por uma questão espiritual e religiosa muito mais profunda.

Mas o que diz o estudo mais longo sobre a felicidade humana já feito na história? Desde 1939, o Harvard Study of Adult Development investiga o que faz as pessoas se considerarem felizes, chegando a uma conclusão bastante profunda: o segredo para ter uma vida boa é se basear em bons relacionamentos. Veja só o que diz a ciência!

Segredo da felicidade humana

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Criado pela Universidade de Harvard, esse estudo começou com 724 participantes — meninos de famílias desfavorecidas de problemáticas de Boston, além de alguns alunos de graduação de Harvard. Em sequência, a pesquisa passou a incorporar as esposas dos participantes e, mais recentemente, mais de 1,3 mil descendentes do grupo inicial.

Os pesquisadores entrevistaram periodicamente os participantes, usando questionários para coletar informações sobre sua saúde física e mental. Esse é o mais longo estudo longitudinal aprofundado sobre a vida humana já feito. Após décadas de testes, os pesquisadores chegaram a conclusão de que ter bons relacionamentos em sua vida levam à saúde e à felicidade.

O estudo também ressalta que nem sempre as pessoas colocam os relacionamentos em primeiro lugar em suas vidas. Por exemplo, os norte-americanos, em um estudo realizado em 2018, mostraram passar pelo menos 11 horas de seus dias em atividades solitárias, como assistir televisão. Sendo assim, pensar nesses números pode ajudar a colocar alguns aspectos de nossa vida em perspectiva.

Importância de boas relações

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Assim como precisamos de exercícios para ter uma boa forma física, ter relacionamentos saudáveis é uma espécie de condicionamento físico para o seu bem-estar social e emocional. Estar na companhia de bons amigos e familiares ajuda a afastar a pressão da vida moderna. Portanto, precisamos nos questionar se as conexões que desenvolvemos ao longo da vida têm nos ajudado a prosperar.

Segundo os pesquisadores de Harvard, indagar-se sobre aspectos tão relevantes da vida pode ser extremamente complicado, mas auxilia na compreensão que temos de nós mesmos e na importância da vida. Se olhar no espelho e questionar onde está a sua vida é o primeiro passo para tentar viver uma vida boa.

O estudo ressalta que, em geral, a solidão possui um efeito físico em nosso corpo bastante desagradável. Pessoas solitárias se tornam mais sensíveis à dor, observam supressão do sistema imunológico, têm diminuição da função cerebral e problemas de sono — o que as torna ainda mais cansadas e irritadas.

Independente da cultura em que você foi criado, contato social nunca é exatamente demais e pode te ajudar a recarregar as energias — especialmente se estamos falando do contato com alguém querido e de uma relação com sentimentos profundos. Caso a sua agenda tenha te impedido de aproveitar seu tempo com as pessoas que ama, talvez seja a hora de reconsiderar o andamento da sua vida. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: