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Qual a melhor posição possível para dormir?

Ter uma bela noite de sono pela frente é um dos grandes sonhos de todo ser humano. Afinal, é por conta desse período de descanso que podemos restaurar nossa energia física, mental, diminuir os níveis de estresse e até mesmo desenvolver nossa memória de longo prazo. Por outro lado, não conseguir descansar decentemente é um verdadeiro pesadelo.

Noites mal dormidas nos deixam mais desatentos e improdutivos durante o dia, o que cria uma bola de neve de problemas nas próximas horas — um buraco que tende a ser tapado apenas pela cafeína. Então, como garantir que você poderá descansar da melhor forma? Veja só quais são as três melhores posições possíveis para você deitar na cama, seus benefícios e alertas!

3. De bruços

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Embora muitas pessoas adorem dormir com a barriga virada para baixo, essa é de longe a pior forma de posicionar seu corpo no colchão. A pressão exercida no peito pelo colchão pode até trazer algum conforto, mas você será forçado a colocar sua cabeça para descansar para um lado contrário ao que sua coluna está direcionada.

Essa tensão pode eventualmente trazer fortes dores de pescoço ou até mesmo causar torcicolo. Além disso, essa posição exerce uma pressão não natural na parte inferior das costas, deixando-a vulnerável a tensão ou desconforto. Sobretudo para quem sofre com muitas dores de pescoço, ombro ou quadril, tentar dormir desse jeito pode te arruinar pela semana inteira. 

2. Barriga para cima

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Uma das melhores posições para ter uma noite confortável é dormir de barriga para cima, visto que a postura mais neutra de sono. Nesse cenário, o peso do corpo é distribuído uniformemente pela cala e evita curvaturas desconfortáveis ou não naturais na coluna.

Embora essa seja uma posição incômoda para quem luta contra o ronco, geralmente tende ser uma das preferidas por quiropratas. Lembre-se de não usar um travesseiro muito fofo, pois pode exercer pressão excessiva sobre determinadas partes da coluna. Porém, é preciso ressaltar que essa não é uma posição boa especialmente para as grávidas.

Dormir de costas durante a gravidez pode exercer pressão sobre a veia cava, que é a principal veia transportadora de sangue para o resto do corpo. Isso pode causar dores nas costas, dificuldade para respirar e até mesmo diminuição na circulação de sangue para a mãe e para o bebê. Pessoas que lutam contra a apneia do sono também costumam ter o sono atrapalhado por essa posição. 

1. Dormir de lado

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Estudos mostram que mais de 60% da população mundial costuma dormir de lado na cama — sendo que os homens passam mais tempo nessa posição do que as mulheres. E isso é uma característica muito forte entre os adultos, visto que a idade diminui a flexibilidade de nossa coluna, o que torna essa posição mais confortável e menos dolorosa.

Dormir de lado não apenas é gostoso como oferece vários benefícios, como o alinhamento saudável da coluna vertebral e a melhor posição possível para dormir com menor probabilidade de resultar em dor nas costas. Por fim, essa posição também pode reduzir a azia e o ronco.

Além de ser a posição que oferece a melhor postura para a coluna, dormir de lado é ótimo para quem tem sobrepeso, pois ajuda a abrir as vias respiratórias e ajuda na distribuição do peso no colchão. Outros que podem se beneficiar dessa posição são os ansiosos, uma vez que dormir de lado abraçado com um travesseiro dá uma sensação reconfortante para o estresse diário. 

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