4 sintomas estranhos causados por problemas de saúde

29/06/2023 às 12:002 min de leitura

Obviamente, ficar doente é sempre bastante desagradável. Mas, querendo ou não, faz parte da vida, e todos nós teremos que lidar com doenças em alguns momentos de nossas vidas. 

Contudo, algumas situações de saúde podem gerar alguns sintomas bem estranhos e que parecem quase inacreditáveis. Neste texto, compartilhamos 4 vezes em que isso acontece para que você fique atento.

1. Portadores de diabetes insípido precisam beber até 20 litros por dia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O diabetes é uma doença que se manifesta quando o corpo não produz insulina, ou a produz em quantidade insuficiente. Por sorte, o médico canadense Frederick Banting, ao lado de seus colegas, descobriu em 1921 uma forma artificial de produzir insulina e agora a maior parte dos diabéticos consegue ter controle de sua situação.

Mas há um tipo de doença, chamado diabetes insípido central, que se caracteriza pela ausência do hormônio vasopressina (hormônio antidiurético), o que causa uma produção excessiva de urina muito diluída (poliúria).

Por consequência, quem tem diabetes insipidus precisa beber água constantemente. A situação aqui é que o corpo produz insulina, mas os rins não conseguem "concentrar" a urina, fazendo com que o paciente produza até 20 litros de xixi por dia (o normal é de 1 a 3 litros). Nesse caso, se a pessoa não bebe cerca de 20 litros de água diariamente, pode até sofrer uma desidratação mortal.

2. A caligrafia pequena de quem tem Parkinson

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

A doença de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta os movimentos, especialmente os membros e a cabeça. E um dos sintomas mais estranhos, e que pode auxiliar em um diagnóstico precoce, é a caligrafia.

Pessoas que sofrem de Parkinson costumam ter uma caligrafia minúscula, que é tecnicamente chamada de micrografia. Isso ocorre porque a capacidade de escrever é controlada pelas mesmas partes do cérebro que são afetadas pelo Parkinson. Ou seja, uma pessoa que diminui a sua escrita manuscrita pode estar manifestando um sintoma antes que os tremores se tornem visíveis.

3. A síndrome do sotaque estrangeiro

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Por incrível que pareça, existe uma síndrome do sotaque estrangeiro, um raro distúrbio de fala em que a pessoa começa a apresentar um sotaque diferente do de sua língua nativa. Ela costuma estar relacionada a uma lesão no cérebro ou a um acidente vascular cerebral.

Houve um caso, contudo, de um homem norte-americano que teve câncer de próstata e começou a falar com sotaque irlandês. Ocorre que ele nunca tinha demonstrado antes esse sotaque. 

A explicação dada pelos médicos é que ele manifestou um distúrbio neurológico paraneoplásico, que pode ocorrer quando as células de combate ao câncer atacam a medula espinhal e o cérebro por engano.

4. Excesso de vitamina A faz a pele ficar em carne viva

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Existe um problema de saúde chamado hipervitaminose A, desencadeado por altas quantidades de vitamina A no corpo. Esse problema causa sintomas como queda de cabelo, lábios rachados, pele seca, visão turva, enfraquecimento dos ossos, dores de cabeça, elevações dos níveis de cálcio no sangue. E pode também manifestar um distúrbio raro que se caracteriza pelo aumento da pressão dentro do crânio, denominado hipertensão intracraniana idiopática.

Outra coisa que pode acontecer também é a pele começar a descascar. Mas não apenas a camada mais superficial, e sim várias, deixando o corpo em carne viva. Por isso, é recomendado não ingerir em excesso alimentos com altas quantidades dessa vitamina - sobretudo, a carne de fígado de urso polar. Portanto, se você estiver no Polo Norte, é melhor evitar esta iguaria.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: