Seja o primeiro a compartilhar

6 dicas para fazer uma picada de inseto parar de coçar

Quem nunca se perguntou o real motivo de animais como os mosquitos existirem, não é mesmo? Afinal, essas pequenas criaturas parecem só estar no mundo para infernizar nossas vidas, sugar nosso sangue e deixar uma grande marca incômoda nas nossas peles. Após uma tarde na natureza, não é de surpreender ninguém quando aparecem 500 mordidas de inseto coçando pelo corpo.

Inclusive, coçar é a pior solução possível que podemos ter para esse tipo de problema, uma vez que só causa uma sensação de alívio imediato, mas deixa feridas na pele e faz a situação piorar ainda mais no futuro. Então, se você é do tipo que quer acabar com esse sofrimento, veja só seis dicas importantes para fazer uma picada de mosquito parar de coçar!

Leia também: Por que não devemos pular na água para fugir de abelhas?

1. Spray especial

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O grande problema sobre as picadas de inseto é que elas coçam e incham como resultado da liberação de histamina pelo corpo em resposta à saliva do animal ou veneno sendo injetado na sua pele. Dessa forma, uma das melhores respostas que você pode ter para esse problema é aplicar um spray de hidrocortisona.

A hidrocortisona é um creme esteroide que alivia a inflamação, reduzindo os sintomas da picada. Normalmente, é possível encontrar esse produto nas farmácias sem necessidade de prescrição médica. O ideal é aplicá-la três vezes ao dia até que o desconforto diminua.

2. Gelo

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Outro "remédio" paliativo para as picadas de inseto pode ser encontrado facilmente dentro de casa: um saco de gelo. A baixa temperatura das compressas frias costumam ser bastante eficazes para reduzir o inchaço da região afetada pela saliva ou veneno do mosquito.

Deixe o gelo no mesmo lugar por pelo menos 20 minutos e observe se o processo está funcionando. Você pode repetir esse procedimento várias vezes ao dia ou sempre que a coceira estiver muito intensa.

3. Anti-histamínico

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Um grande problema sobre as picadas de inseto é que muitas pessoas tendem a ter uma reação alérgica à mordida, o que intensifica o inchaço na pele e a coceira. Portanto, um dos melhores métodos para se livrar dessa grande agonia é utilizar anti-histamínicos, seja por via oral ou tópica.

Caso você utilize o medicamento diretamente na pele, lembre-se de não usá-lo por mais de sete dias, uma vez que pode causar uma irritação ainda maior.

4. Loção de calamina

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Quem está sofrendo com picadas de inseto também pode optar pelo uso da loção de calamina, que nada mais é do que uma mistura de óxido férrico e óxido de zinco, antissépticos e adstringentes que trabalham para reduzir o desconforto de uma mordida de mosquito.

Além disso, esse produto gera um efeito refrescante na pele — ótimo para quem está desesperado para se coçar. Contudo, é recomendável que essa pomada seja usada em conjunto com um hidratante, pois pode ressecar a pele.

5. Pressão constante

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

No mesmo sentido das compressas de gelo, um alívio imediato para a coceira pode ser apenas aplicar alguma pressão pontiaguda na picada usando uma unha ou tampa de caneta por 10 segundos. Essa "nova picada" te fará esquecer da coceira que estava sentido anteriormente, ao menos por alguns minutos.

Certifique-se de que você também não esteja fazendo pressão demais na pele. Caso o contrário, você acabará saindo com uma nova ferida.

6. Não coce de jeito algum

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Como dito no começo do texto, coçar uma picada de inseto é uma das respostas mais idiotas que os seres humanos costumam ter nesse tipo de situação. Em primeiro lugar, coçar a região afetada pode simplesmente destruir sua pele e abrir uma ferida ainda pior do que o problema que você estava lidando.

Além disso, as unhas sujas podem acabar causando uma infecção bacteriana secundária que irritará a área picada. Se a área mordida ficar mais vermelha, dolorida ou aumentar de tamanho, busque tratamento médico imediato. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.