Por que os mosquitos picam pessoas?

26/02/2022 às 12:002 min de leitura

Picadas de mosquito são realmente um saco. É sério, como definir algo tão inútil e incômodo assim? Qualquer pessoa que já passou um dia no parque desprotegido sem contar com um repelente em suas mãos, com certeza voltou para casa se coçando inteiro e com o corpo completamente cheio de picadas.

E o pior de tudo: coçar só ajuda a piorar a situação. Se tudo isso não bastasse, muitos mosquitos também são transmissores de doenças, como o Zika Vírus, a Dengue e tantas outras mais. Por isso, é comum nos perguntarmos qual o motivo para essas irritantes criaturas picarem e qual a razão para nós sermos os principais alvos. Entenda!

Entendo as picadas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O porque os mosquitos nos mordem é bastante simples. Em geral, eles precisam da proteína encontrada em nosso sangue para nutrir seus ovos em desenvolvimento. É por esse motivo que apenas as fêmeas nos picam e possuem todo um mecanismo para identificar suas vítimas.

Antes de determinar o próximo alvo, um mosquito consegue notar dióxido de carbono que exalamos, o calor e o odor corporal. Essa é a principal razão pela qual algumas pessoas costumam ser alvos mais fáceis e apetitosos do que outras. Para se livrar desses visitantes ingratos, é importante ficar de olho para as regiões com água parada na casa.

São em vasos de flores, banheiras de pássaros e tampas de churrasqueira que os mosquitos se proliferam e invadem nossas residências. Vale ressaltar que a maioria das espécies são mais ativas no amanhecer e no anoitecer. Logo, minimize o tempo em áreas abertas durante esses períodos e você terá menos problemas.

Coceira nas picadas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando um mosquito nos pica, ele usa seu "ferrão" para perfurar nossa pele e tirar nosso sangue. Durante esse processo, eles injetam um pouco de saliva, que contem substâncias anticoagulantes e proteínas. Esse anticoagulante evita que o sangue humano coagule ao redor da boca do mosquito — o que deixaria ele preso.

As proteínas liberadas, por outro lado, ativam nosso sistema imunológico, que liberará histamina. Esse composto que permite que os glóbulos brancos acessem a área afetada. O aumento do fluxo sanguíneo e a contagem de glóbulos brancos causados pela histamina causam inflamação e inchaço. 

A histamina também costuma enviar um sinal para os nossos nervos, o que provoca a coceira incessante. Em geral, algumas pessoas costumam ter reações fortes às picadas de mosquito e outras podem nem senti-las. Por esse motivo, adultos que foram expostos ao mesmo tipo de mordida ao longo da vida têm mais resistência.

Como citado anteriormente, coçar a picada só serve para piorar a situação, pois aumenta a inflamação. Além disso, coçar uma mordida também pode aumentar o risco de infecção, caso a pele se rompa. O remédio mais caseiro para esse tipo de problema costuma ser as tradicionais bolsas de gelo, uma vez que o frio entorpece a área afetada e acalma a pele.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: