Seja o primeiro a compartilhar

Por que não devemos pular na água para fugir de abelhas?

Principalmente para quem sofre de algum tipo de alergia, ou simplesmente morre de medo de qualquer inseto, poucas criaturas podem ser tão assustadoras quanto as abelhas. Você pode até escutar de especialistas sobre como esses insetos são inofensivos e importantes para o planeta, mas a ansiedade continuará te perturbando.

É fato que as abelhas costumam deixar os seres humanos em paz se respeitarmos o espaço delas, mas há quem consiga irritar um enxame completo delas. Nesse cenário, o que é a melhor coisa a se fazer? Independente de qualquer coisa, nunca pense que pular em uma piscina ou lago irá salvá-lo. Entenda nos próximos parágrafos!

Não adianta se esconder

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A visão que muitas pessoas têm é a de que, ao pular na água, as abelhas simplesmente desistirão de te atacar. Embora seja óbvio que nenhuma abelha irá mergulhar numa piscina para te picare, las podem muito bem esperar até que você apareça — e isso pode significar horas de espera.

Portanto, você terá duas saídas: morrer sufocado debaixo d'água ou se molhar por inteiro e ser atacado pelo enxame da mesma maneira. Em entrevista à Scientific American, o especialista em comportamento de insetos Justin Schmidt afirmou que casos de abelhas esperando por alguém que as irritou são bastante comuns.

Em seu livro The Sting of the Wild (2016), Schmidt afirma já ter visto abelhas pairarem sobre um homem que correu para um lago para evitar sua ira. O enxame sobrevoou o local por horas, totalmente determinado a realizar o ataque. No entanto, o homem foi poupado pelo fato das abelhas terem retornado à colmeia ao por do sol. 

Melhores saídas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O problema de irritar abelhas é que elas são atraídas pelo dióxido de carbono que produzimos em bolhas de ar na água enquanto esperamos elas irem embora. Isso basicamente releva a localização de quem está se escondendo e faz com que elas fiquem à espreita apenas esperando a pessoa sair dali.

Caso você tenha agitado um enxame, a melhor forma de tentar sair ileso é evitar golpeá-las. Afinal, as abelhas registram qualquer movimento como agressivo e se colocam no modo de ataque. Portanto, tente sair calmamente da área. Se elas já estiverem na ofensiva, tente se abrigar dentro de um carro ou qualquer outra área fechada.

Você também pode tentar correr, porém, será necessário um pouco de fôlego — as abelhas costumam desistir após cerca de 2 km de distância. Por fim, o que você deve fazer se for eventualmente picado por um desses insetos enfurecidos? Em primeiro lugar, tente remover o ferrão esticando a pele e usando suas próprias unhas ou uma pinça.

Depois, lave a área atingida e aplique uma compressa fria. Se você tiver sintomas mais generalizados de alergia, como dificuldade para respirar, procure atendimento médico o mais rápido possível.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.