Paracetamol é apontado como principal causa de falência do fígado

31/07/2023 às 09:002 min de leitura

O paracetamol, um dos remédios mais populares do mundo, foi apontado por estudos como um dos maiores causadores de falência do fígado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Isso ocorre quando há uma overdose do medicamento, ou seja, quando as pessoas tomam mais do que seria recomendado.

O problema disso é que o paracetamol é um princípio ativo presente em cerca de 600 produtos farmacêuticos, conforme aponta a Food and Drug Administration (FDA), a agência regulatória dos Estados Unidos. Soma-se a isso o fato que o remédio não necessita de prescrição médica para ser comprado nas farmácias.

A história do paracetamol

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O paracetamol, também conhecido por acetaminofeno, é um fármaco sintetizado no fim do século XIX. Os primeiros estudos sobre esta molécula foram realizados em 1893 pelo químico alemão Joseph von Mering. 

Ele só foi se popularizar nas farmácias dos Estados Unidos e Austrália a partir da década de 1950, quando passou a ser comercializado com a marca Tylenol. No Brasil, o remédio chegou nos anos 1970 e está entre os mais consumidos por aqui.

O mais curioso é que ainda não se sabe completamente como ele age no organismo humano. “O mecanismo de ação do paracetamol ainda não foi completamente esclarecido. É provável que ele tenha algum efeito na forma como nosso corpo ‘entende’ a dor no sistema nervoso central e no cérebro, além de provavelmente agir em regiões periféricas onde há inflamação”, aponta o médico Philip Conaghan, professor de Medicina Musculoesquelética da Universidade de Leeds.

A hipótese mais forte é que o medicamento aja nas enzimas conhecidas como ciclo-oxigenase, que se relacionam à sensação de dor e ao aumento da temperatura do corpo. Mas estudos sugerem que ele pode ter efeitos nos neurotransmissores. Há também uma suspeita de que, em certos casos, ele tenha apenas um efeito placebo.

A preocupação das autoridades

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Questionada pela BBC, a Kenvue (empresa da Johnson & Johnson responsável pelo Tylenol) mandou uma resposta sobre as pesquisas que relacionam o remédio à falência do fígado: "Tylenol, cujo princípio ativo é o paracetamol, tem mais de 60 anos de história clínica que apoiam sua segurança e eficácia. A bula do medicamento contém instruções importantes de uso, incluindo limites de dosagem, precauções e advertências para situações específicas. Como acontece com qualquer medicamento, as pessoas devem ler e seguir cuidadosamente a bula de Tylenol e consultar seu médico se tiverem dúvidas", afirma a declaração.?

O problema que causaria os danos no fígado é a super dosagem. As agências de saúde estabelecem um limite de 4 gramas (ou 4 mil miligramas) por dia para os adultos. Em crianças de 2 a 11 anos, a dose de paracetamol vai depender do peso. Uma vez que os comprimidos costumam trazer 500 miligramas ou 1 grama do princípio ativo, um adulto não deve ultrapassar 4 ou 8 unidades (dependendo da dosagem) por dia.

Ocorre que muitas pessoas acabam associando remédios e ultrapassam o limite sem querer. O efeito nocivo se dá porque 5% do paracetamol se transforma no organismo em quinoneimina, que é uma substância tóxica para o corpo. Quando ela entra em excesso no fígado, o órgão deixa de funcionar, causando uma falência hepática aguda.

Conforme averiguado pela FDA, entre 1998 e 2003, as overdoses de paracetamol foram a principal causa nos Estados Unidos dos casos de falência hepática aguda. Em 48% deles, o consumo em excesso foi acidental.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: