Qual é a verdadeira função do fígado?

07/05/2022 às 08:002 min de leitura

Dizem por aí que o corpo humano é uma verdadeira máquina, com muitos de nossos órgãos realizando funções variadas — muitas delas até desconhecidas pela maior parte das pessoas. Por exemplo, você conhece as principais atribuições do fígado? Confira a seguir quantas coisas ele pode fazer por você e sua saúde.

1. Digerir gorduras

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O fígado participa ativamente na digestão de gordura por meio da produção da bile. Este é um suco capaz de quebrar gorduras em ácidos graxos, ajudando o intestino delgado em seu processo de absorção. Ela também é responsável pela produção de bilirrubina, substância que dá cor às fezes.

2. Produzir proteínas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Você pode não imaginar, mas o fígado produz boa parte das proteínas presentes no sangue. O destaque vai para a albumina, responsável por regular o volume do sangue e na distribuição de fluidos no corpo. Mas, além dela, ele também produz a trasferrina, que transporta ferro para o baço e medula óssea, e o fibrinogênio, muito importante para a coagulação sanguínea.

3. Produzir colesterol

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O fígado também é capaz de produzir colesterol por meio dos alimentos gordurosos, gerando o LDL e o HDL. Graças ao colesterol, nosso corpo consegue funcionar normalmente em atividades como a produção de vitamina D e hormônios como testosterona e estrógeno.

4. Armazenar vitaminas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Este órgão possui também, entre as suas funções, o trabalho de armazenar as vitaminas A, B12, D, E e K. De tempos em tempos elas são liberadas na corrente sanguínea, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, ossos e dentes, bem como auxiliar no crescimento do tecido da pele e na saúde dos olhos.

5. Transformar amônia em ureia

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Outra função bem importante do fígado: ao entrar em contato com a amônia, ele é capaz de convertê-la em ureia e ajudar o corpo como um todo. Enquanto a primeira é tóxica, a outra é uma substância que pode ser eliminada normalmente na urina.

6. Destruir microrganismos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Dentro do fígado podemos encontrar algumas células de defesa, conhecidas como células de Kupffer. Estas podem destruir vírus e bactérias que tentarem se instalar no órgão ao passar pelo intestino, causando problemas e dando origem a algumas doenças. Elas também podem resistir a infecções, ampliando nossos fatores imunológicos.

7. Metabolizar medicamentos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por fim, mas não menos importante, é a capacidade de metabolizar medicamentos. Graças a isso, nosso corpo pode absorver aquilo que é necessário dessas substâncias, ajudando posteriormente na eliminação de diversos componentes por meio das fezes ou urina. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: