6 alimentos comuns que podem causar overdose

06/03/2022 às 06:003 min de leitura

Você já passou por uma situação de comer tanto que achou que ia explodir? Não temos nenhum relato de que isso tenha acontecido, mas uma notícia viralizou esta semana mostrando um homem que morreu de overdose de cafeína. Sim, um personal trainer faleceu após consumir o equivalente a 200 doses de café.

Ainda que isso tenha sido apenas uma fatalidade, existem, sim, alimentos que se consumidos em excesso podem fazer com que você tenha uma overdose. Nos acompanhe nesta saga para conhecer seis alimentos que podem levar a uma overdose se consumidos em excesso.

1. Banana

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Bananas são uma ótima fonte de potássio, consumida por atletas como mecanismo de evitar câimbras. Também são boas para quem está em busca de uma dieta saudável ou apenas querendo fazer um lanchinho entre as refeições. Contudo, o consumo excessivo de bananas pode causar uma overdose de potássio e levar à morte.

O excesso de potássio no sangue pode fazer com que seu coração pare de bater. Claro que para isso são necessárias aproximadamente 400 unidades, mas é importante pontuar que o excesso de aminoácidos da fruta pode causar sonolência e dores de cabeça. Então, cuidado com a quantidade de bananas, ok?

2. Cenoura

(Fonte: Rachel Claire/Pexels)(Fonte: Rachel Claire/Pexels)

O consumo de cenouras é uma ótima maneira de obter vitamina D, mas é necessário ter cuidado. Isso porque a cenoura contém betacaroteno, uma molécula responsável pela cor laranja. Uma overdose dessa molécula pode fazer com que sua pele fique alaranjada, condição conhecida como carotenemia.

Em crianças, essa condição é relativamente comum, já que os pais podem exagerar na quantidade de cenoura na elaboração de papinhas. Mas fique tranquilo, esta é uma situação reversível. Não se esqueça, equilíbrio é tudo.

3. Batatas

(Fonte: Antara Verma/Pexels)(Fonte: Antara Verma/Pexels)

Está pensando em um pratão de batatas fritas, certo? Pois é, são poucas as pessoas que recusam uma boa porção de batatas, mas é importante que você entenda que o consumo excessivo de batatas pode causar overdose.

Tudo vai depender de como foram manuseadas, já que as batatas podem produzir um pesticida natural chamado solanina. A solanina pode causar vômitos e parada cardíaca, mas a nossa sorte é que você teria que consumir um quilo inteiro de batatas verdes ou esverdeadas para que isso acontecesse.

4. Chocolate

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Não queria trazer más notícias, mas o consumo excessivo de chocolate faz mal. Quando você come muito chocolate, uma substância presente no cacau chamada teobromina pode causar arritmias, hemorragia interna, convulsões e, no pior dos cenários, a morte.

Tal como os demais integrantes desta lista, o consumo deveria ser de uma quantia alta, aproximadamente 85 barras de chocolate, mesmo assim não significa que você deva exagerar na quantidade, não é mesmo?

5. Manteiga de amendoim

(Fonte: Roman Odintsov/Pexels)(Fonte: Roman Odintsov/Pexels)

Para nós, brasileiros, a manteiga de amendoim não é um alimento tão tradicional. Contudo, há quem goste e precisamos dizer a vocês: cuidado com o consumo excessivo, combinado?

Além de conter muita gordura, a manteiga de amendoim pode ter vestígios de Aspergillus niger, uma toxina que, em excesso, pode levar a atrofias em crianças em fase de crescimento, ou mesmo a fibrose cística e asma. Cuidado com o sanduíche de pasta de amendoim com geleia, ok?

6. Sushi de atum

(Fonte: Cottonbro/Pexels)(Fonte: Cottonbro/Pexels)

Não é consenso, mas sabemos que existem muitos fãs de sushi no Brasil. Então fica o alerta: comer muito atum cru pode fazer com que os níveis de mercúrio no seu corpo aumentem e uma overdose dessa substância pode causar graves problemas neurológicos.

A ciência ainda não conseguiu definir uma quantidade de sushi de atum segura para consumo, já que a contaminação por mercúrio pode variar de um peixe para outro, mas especialistas tendem a sugerir que não se ultrapasse a quantia de 170 gramas por semana. E não se esqueça, crianças pequenas e mulheres grávidas devem evitar totalmente o consumo do prato.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: