Estilo de vida
19/08/2024 às 20:00•2 min de leituraAtualizado em 19/08/2024 às 20:00
Ter uma boa noite de sono é algo fundamental para a saúde física e mental. Porém, já aconteceu com você de passar um tempo acordando sempre no meio da madrugada mesmo querendo dormir mais? Embora seja algo bastante incômodo, muitas pessoas sofrem com o "hábito" de acordar aleatoriamente às 3 ou 4 da manhã com determinada frequência.
Mas por que isso acontece? Segundo estudos, esse é um fenômeno que afeta uma a cada três pessoas e provavelmente se acentuou após a pandemia de covid-19. Para especialistas em sono, o ato está diretamente relacionado com o estresse que sentimos ao longo do dia.
Em um artigo publicado no The Conversation em 2021, o diretor do Centro de Saúde Mental da Universidade de Tecnologia de Swinburne, Greg Murray, disse que acordar no meio da madrugada é um hábito compreensível e muito humano. Contudo, esse não é exatamente um ótimo hábito para se adquirir.
Segundo Murray, estar estressado não faz uma pessoa acordar mais vezes durante a noite, mas nos torna mais conscientes de que isso está acontecendo. “Na verdade, acordamos muitas vezes a cada noite, e o sono leve é mais comum na segunda metade da noite”, explicou.
De acordo com o especialista, os seres humanos não têm consciência de que estão acordando várias vezes quando estão com o sono bem regulado. Porém, basta adicionar um pouco de estresse para que acordar no meio da madrugada se torne um estado totalmente autoconsciente. E estresse não é o único fator: falta de padrões de sono ou até mesmo a falta de ar fresco em um ambiente podem deteriorar a higiene do sono para nos acordar durante a noite.
Um ser humano passa diferentes períodos em cada estágio de sono conforme a noite avança. Crucialmente, conforme a manhã chega, a quantidade de tempo que passamos no sono REM — onde os sonhos acontecem — aumenta significativamente. Isso quer dizer que estamos passando cada vez mais tempo em um sono relativamente leve e cheio de imagens.
Talvez por isso seja comum o despertar ansioso nesse período. Cientistas suspeitam que tarefas inacabadas repousem em um nível elevado de ativação no cérebro até serem concluídas. Por isso, manter um bloco de notas ao lado da cama e anotar tudo em sua lista de tarefas podem aliviar esse estresse e melhorar o sono.
Se isso não funcionar, pesquisadores recomendam que as pessoas busquem especialistas, sobretudo para quem já entrou em um ciclo vicioso de acordar de madrugada há mais de três meses. Nesse sentido, tratamentos como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar a mudar o padrão de comportamento e reestabelecer a higiene do sono.