Artes/cultura
16/07/2023 às 11:00•2 min de leitura
Todo mundo já passou por isso: deitar a cabeça no travesseiro à noite e simplesmente não conseguir fazer seus pensamentos pararem de circular. Muitas vezes, isso leva à insônia, um dos distúrbios mais desagradáveis do sono.
Isso pode acontecer com qualquer um de nós. Mas a boa notícia é que existem técnicas que podem ser utilizadas para desacelerar a mente e conseguir finalmente dormir. Vejamos algumas dicas!
Leia também: Como respirar com a boca aberta muda o formato do seu rosto?
(Fonte: Getty Images)
A primeira coisa que se deve saber é que a mente precisa ser "treinada" para poder aos poucos desligar na hora de dormir. É isto que os especialistas chamam de higiene do sono: a inclusão de um ritual que visa relaxar a mente aos poucos e induzir o corpo ao sono.
Ocorre que nem todo mundo faz isso. Inclusive, a insônia é um problema bem comum, e ela acontece quando as pessoas vão para a cama e continuam muito acordadas. O grande problema é que a baixa qualidade do sono acarreta em problemas durante o dia, como a dificuldade de concentração, a sensação de fadiga e o mau humor.
Por isso, a principal dica aqui é incluir na rotina uma série de hábitos que visem ir desacelerando o cérebro aos poucos. Em seguida, compartilhamos algumas ideias.
(Fonte: Getty Images)
Em suma, a proposta aqui é buscar "treinar" o organismo para que ele entenda que está na hora de desligar seu turbilhão de pensamentos. Uma dica muito efetiva é apenas associar a cama com o sono. Ou seja, usar a cama apenas para dormir e para a sua intimidade. Em outras palavras, evite ficar deitado nela fazendo outras coisas, como vendo TV ou lendo um livro.
Em complemento a isso, a sugestão é ir para a cama apenas se estiver mesmo com sono (já com os olhos pesados, por exemplo). Se não estiver, adie a ida para o quarto. Faça algo relaxante em outro cômodo e depois volte.
A segunda ideia é aos poucos treinar a mente para evitar as preocupações durante a noite. Os problemas tendem a nos deixar mais alertas, o que dificulta o sono. Por isso, tente usar um método que se chama "reorientação cognitiva", que consiste em focar em boas memórias nesse horário, evitando pensamentos negativos que nos agitam. Mas pense em registros tranquilos, e não muito excitantes.
(Fonte: Getty Images)
Tente ainda usar técnicas de relaxamento do corpo. Uma dica é ir tensionando e relaxando grupos musculares aos poucos, concentrando-se em cada parte. Pode-se também fazer isso usando uma meditação guiada, focando também em exercícios respiratórios.
Outra dica valiosa que quase ninguém obedece: fuja das telas ao fim do dia. Ficar mexendo no celular, vendo TV ou trabalhando no computador tem o efeito contrário do que você quer e vai tornar a sua mente cada vez mais agitada. Por isso, crie o hábito de ir desligando tudo conforme a noite cai.
Leia também: 5 mitos famosos a respeito do sono
Se você tentar todas essas técnicas de forma disciplinada e ainda assim continuar experimentando problemas de insônia, considere consultar um médico especializado. Afinal, todo mundo merece uma boa noite de sono.