Depois de pesar apenas 18 kg, atriz levanta bandeira contra a anorexia
2.010
Compartilhamentos

Depois de pesar apenas 18 kg, atriz levanta bandeira contra a anorexia

Último Vídeo

A anorexia é um distúrbio alimentar normalmente causado pela imagem que a pessoa tem dela mesma. Como ela se acha acima do peso, acaba desenvolvendo quadros de ansiedade que a levam a emagrecer muito além do que pode ser considerado saudável. No Brasil, estima-se que cerca de 100 mil pessoas sofram com esse problema, principalmente mulheres.

No começo deste ano, uma atriz norte-americana chamou a atenção do mundo para a anorexia: com 37 anos e apenas 18 kg, Rachael Farrokh gravou um vídeo pedindo ajuda para superar o distúrbio. Ela estava à beira da morte e em seu dramático depoimento contou como enfrentava o problema há dez anos. Seu pedido de ajuda já foi visto mais de 4 milhões de vezes. Confira aqui.

Rachael não conseguia ficar em pé devido à fragilidade de seu corpo

Corpo e mente

Morando na Califórnia, Rachael precisava de ajuda para custear o tratamento em um hospital do outro lado dos EUA – o único que a aceitou em sua condição tão frágil. A meta inicial era arrecadar US$ 100 mil, mas ela conseguiu o dobro disso. Foi o suficiente para pagar um hospital no mesmo estado em que ela vive e depois continuar o tratamento em uma clínica especializada em Portugal.

“Meu corpo não respondia a nenhum tratamento porque ninguém entendia que meu cérebro funcionava diferente do meu corpo”, explicou Rachael. Na Europa, ela finalmente conseguiu médicos que tratavam das duas partes simultaneamente, fazendo com que, pela primeira vez em anos, ela respondesse bem às intervenções e reabilitações.

“Eu estava finalmente sendo tratada com respeito e eu nem mesmo sabia que merecia isso”, contou a atriz. Agora, cerca de seis meses depois de chocar o mundo com sua magreza, Rachael já exibe uma nova silhueta e uma nova aparência. A luta ainda continua, e a atriz tem uma página no Facebook para contar todo seu progresso.

Cerca de 6 meses depois, Rachael já apresenta uma aparência muito mais saudável

Apoio é fundamental

Rachael Farrokh conta que recebeu o apoio do marido durante todo esse tempo. Há seis meses ela nem conseguia ficar em pé, necessitando da ajuda dele para subir escadas ou fazer qualquer esforço. Em outubro, agradeceu às pessoas participando de uma caminhada em Washington para alertar o mundo sobre os riscos dos distúrbios alimentares.

Alguns sintomas indicam quando a pessoa está passando por algum problema como esse: não  ter apetite, ter medo de engordar, ver sua imagem no espelho e acreditar que está muito gorda, desânimo, fraqueza, tomar medicamentos para emagrecer ou fazer exercícios físicos com essa finalidade, estar constantemente buscando dietas... A lista é longa e, se você conhece alguém passando por algum problema desses, ofereça ajuda!

Atriz agradeceu o apoio participando de uma caminhada de conscientização contra distúrbios alimentares

***

Você conhece alguém que sofre com a anorexia? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.