
Ciência
21/06/2011 às 07:50•2 min de leitura
Numa noite de balada e nas ruas mais movimentadas, tanto das capitais, quanto no interior, é só observá-los: eles estão lá desfilando e dando voltas e voltas, se exibindo com seus carrões de luxo para as mulheres. Quem nunca presenciou uma cena dessas? Pois essa situação se repete no mundo inteiro e muitas mulheres adoram admirar e se deixar levar pelo poder que as máquinas de luxo exercem sobre elas.
Realmente funciona. Com essa exibição incessante de suas aquisições de quatro rodas, os homens conseguem “pegar” muita mulher. No entanto, elas sucumbem ao charme do proprietário de um carrão por pouco tempo. Mais precisamente, só por uma noite. Foi o que revelou uma pesquisa feita pelas Universidades Rice, Texas-San Antonio (UTSA) e Minnesota, nos EUA. A conclusão faz parte de uma série de estudos chamada “Pavões, Porsches e Thorstein Veblen*: Consumo de luxo como um sistema de sinalização sexual", que foi realizada com cerca de 1 mil pessoas e publicada recentemente no Journal of Personality and Social Psychology. Os pavões, no contexto da pesquisa, são os homens exibicionistas. Jill Sundie, professor da UTSA comenta a bem-humorada analogia: “Esta pesquisa sugere que os produtos de luxo, tais como Porsches, podem ter a mesma função para alguns homens que as penas grandes e brilhantes tem para pavões se exibirem".
Modelo Porsche - Fonte: DivulgaçãoA pesquisa mostrou que os gastos que os homens têm com artigos de luxo possuem, sem dúvida, um objetivo de impressionar as mulheres e elas, a princípio, gostam. Porém, o que eles não sabem, é que o encanto dura pouco tempo. Segundo os pesquisadores, durante o estudo, as mulheres foram mais atraídas por um homem que, hipoteticamente, possuía um fabuloso carro de luxo (como um Porsche, por exemplo) do que esse mesmo homem, porém com um carro mais “classe média” (como um Honda Civic).
No entanto, essa atração toda cai por terra quando o assunto é relacionamento sério. As mulheres entrevistadas afirmaram que a diversão com um dono de um carrão seria só por uma noite e que para uma relação mais sólida, elas preferem ficar longe desse tipo de homem, pois não aprovam a exibição exagerada de seus pertences e acham que o namoro pode ser ameaçado com essa atitude deles. Ou seja, elas não os consideram “homens para casar”, definitivamente. Na hora de escolher alguém para ter um namoro mais duradouro, elas preferem homens mais contidos e sérios, que se exibem menos.
* Thorstein Veblen (1857-1929) foi um economista e sociólogo americano que criticou a ostentação nas classses mais favorecidas e o desejo das pessoas serem reconhecidas como mais poderosas do que as outras. Seu livro mais famoso é a Teoria das Classes Ociosas.