Comemore o Dia do Rock em alto estilo

13/07/2011 às 10:523 min de leitura

undefined

Em comemoração ao Dia do Rock, nada melhor do que fazer uma boa retrospectiva da moda e as principais bandas que lançaram as tendências no palco não só na música, mas nas roupas. Dentre os estilos musicais, o rock é o mais variado de todos e possui vertentes tão difusas que já estão bem distantes da origem. Independente das diferenças, o rock é inconfundível.

Fácil de ser identificado, o padrão do roqueiro mudou muito desde os anos 1950 e hoje tem tantas vertentes que até fica complicado dizer se é rock mesmo ou não – da mesma forma que acontece na música. No início, o estilo musical que marcou a “rebeldia” dos jovens tornou as jaquetas de couro e os ternos em um símbolo de uma geração insatisfeita com o período pós-guerra e todas as suas consequências.

Os clássicos

Enquanto as moças usavam o famoso estilo pin-up, com suas saias, cabelos volumosos e maquiagem levemente sensual, os rapazes se dividiam em jaquetas de couro, jeans e camisetas – como James Dean – ou então faziam algo um pouco mais arrumadinho, com ternos e calças de alfaiataria. Foi durante a década de 1960 que este jeito de vestir ficou mais evidente, com o surgimento dos Beatles na sua fase de “bons moços”.

undefinedFonte: Reprodução

Essa também foi uma época de mudanças importantíssimas em diferentes cenários sociais. O surgimento do movimento hippie e o festival de Woodstock foram verdadeiros divisores de águas para a política, a moda e, claro, a música. Janis Joplin e Joan Baez foram referências muito claras de dois estilos bastante diferentes.

undefinedJoan Baez e Bob Dylan
Fonte: Getty Images

Enquanto Janis andava por aí com suas saias tie-dye, peças em crochê e cabelos revoltos, Joan seguia o estilo folk que ela e Bob Dylan ajudaram a construir. Muito xadrez, calças jeans e peças em tons terrosos fizeram parte do jeito de vestir dessa vertente mais “poética” do rock.

undefined

Nesse período, o Flower Power também influenciou muitos guarda-roupas em todo o mundo. As headbands, calças boca de sino e os tão famosos óculos redondos que John Lennon tornou imortais foram grandes ícones dessa época.

Anarquia, coturnos e couro

Os anos 1970 trouxeram referências que jamais sairão do estereótipo de “roqueiro”. Bandas como The Clash e Sex Pistols transformam o rock das baladas românticas em letras duras de protesto. Item clássico do estilo musical desde 1950, as jaquetas de couro não poderiam deixar de estar no estilo punk. Contudo, elas ganharam detalhes que fizeram muita diferença. Os spikes e os patches deram um ar mais pesado à produção.

undefinedFonte: The Clash - Getty Images / Sex Pistols - Reprodução

As roupas surradas e rasgadas também são referência desse período. Calças rasgadas e camisetas listradas começaram a fazer suas primeiras aparições no mundo do rock. Nos pés, os coturnos funcionaram como forma de protesto à hierarquia do sistema capitalista e até hoje se mantém como peças fundamentais do estilo bem como os cabelos raspados e coloridos.

Nos Estados Unidos, os Ramones foram os grandes representantes do estilo. Porém, em vez dos coturnos, o sapato mais popular foi o Converse All Star preto – um ícone que funciona até hoje em qualquer produção do tipo.

undefinedFonte: Reprodução

Patti Smith também foi uma referência bastante forte com o seu look um pouco masculino, usando suspensórios, alfaiataria e camisas . Hoje, o estilo de Patti estaria classificado como “boyfriend” ou até mesmo “boyish”.

undefinedFonte: Reprodução

O couro também foi referência para o glam rock e para o hard rock que surgiram quase na mesma época. Nomes como David Bowie e Iggy Pop trouxeram mais cor, luz e texturas diferentes ao rock. Cabelos volumosos, maquiagens coloridas e até mesmo um pouco de animal print entraram em voga. Este estilo seria muito bem adotado pelos escandalosos do Twisted Sisters.

Back to black

Ainda que tenham surgido na segunda metade dos anos 1970, o The Cure ficou mais famoso durante os dez anos que estariam por vir. Robert Smith e seus cabelos e olhos marcados bem pretos foram um modelo para muitos jovens da época. Outra banda no estilo, porém mais “certinha”, foi o Joy Division que chegou a lembrar um pouco dos Beatles no início da carreira com cabelos bem comportados.

undefinedÀ esquerda, Siouxsie Sioux; à direita, The Cure
Fonte: Reprodução

Referência para as meninas, Siouxsie Sioux, da banda Siouxsie and the Banshees, usou muito do delineado que hoje é copiado por Amy Winehouse e Adele. Porém, os anos 1980 também contaram com a fixação do heavy metal. É nesse momento que as camisetas pretas com os nomes das bandas surgem e vêm para ficar.

Metallica, Guns n’ Roses e Megadeth trouxeram o jeans rasgado e os cabelos rebeldes de volta à moda. Porém não demoraria muito tempo até um novo estilo mudar tudo, mais uma vez.

1990 e o grunge

Pearl Jam, Nirvana, Foo Fighters e tantas outras bandas inauguraram um novo segmento o rock: o grunge. Aquele aspecto “sujinho” que Kurt Cobain e Eddie Vedder passavam nos primeiros anos da década foi aliado à camisa xadrez, ao jeans surrado e aos tênis em estado de miséria. As letras das músicas e as guitarras acompanhavam o estilo.

undefinedKurt Cobain
Fonte: Getty Images

Aquele ar de “quero curtir minha música e me esquecer do resto” ficou muito aparente. Courtney Love, vocalista da banda Hole e casada com Kurt, também reproduziu o estilo nas suas roupas. Ainda assim, ela conseguia contrapor os detalhes pesados com vestidos bastante femininos.

A partir daí, o estilo dos anos 1990 só fez ganhar vertentes diferentes. As calças ficaram mais secas e os cabelos um pouco mais arrumadinhos e os tênis só fizeram aparecer cada vez mais nas produções rockers. Hoje, muitas peças de várias épocas conseguem coexistir em looks muito bem montados. Da pin-up ousada até a gótica, todas podem sair ao som da sua banda favorita neste dia do rock!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: