Você sabe o que os números dos voos significam?
37
Compartilhamentos

Você sabe o que os números dos voos significam?

Último Vídeo

Você já deve ter percebido que, quando viajamos de avião, os voos são identificados através de alguns números e letras, não é mesmo? Apesar de parecer uma combinação de dígitos meramente aleatória, a verdade é que esses caracteres podem conter diversas informações, conforme explica o pessoal do site Mental Floss.

Embora os códigos dos voos não sigam uma regra totalmente padrão e imutável, a aviação civil internacional costuma seguir especificações semelhantes no mundo inteiro. Assim, segundo o Mental Floss, as duas primeiras letras, por exemplo, informam qual é a companhia aérea responsável pelo transporte, e é bastante comum que elas sejam as mesmas iniciais do nome da empresa aérea.

Portanto, e principalmente no caso de muitas companhias internacionais, você vai perceber que AF significa Air France, BA representa a British Airways e que a Iberia é identificada pela inicial IB. Mas isso não é uma regra, pois a Tam, por exemplo, é representada pelas letras JJ, e a Gol pelo código G3.

Números

Com respeito aos números, embora também existam exceções a esta regra, geralmente os voos com destino leste e norte são identificados por números pares, enquanto os voos que vão para o sul e o oeste são assinalados com ímpares. Outra característica é que, geralmente, quanto mais baixos os números, mais importante é a rota para uma determinada companhia aérea.

Portanto, se o seu voo conta com um código de dois dígitos, por exemplo, pode saber que você está viajando em uma das principais — e mais rentáveis — rotas de determinada companhia. Além disso, algumas vezes, quando se trata de um trajeto de ida e volta, é comum que esses voos sejam representados por uma combinação que traz um número maior ou menor de diferença entre eles.

 Fonte da imagem: Reprodução/Newbie Runner

Um exemplo disso é o trajeto Philadelphia – St. Marteen que, através da US Airways, é realizado pelo voo 1209 (sentido sul), sendo que o voo de volta (sentido norte) é feito pelo 1208. Com respeito às famosas “pontes aéreas”, muito utilizadas por empresários, é comum que os números dos voos permaneçam os mesmos durante anos a fio, sendo modificados em caso de incidentes ou desastres aéreos.

É por essa razão que — infelizmente — alguns acidentes do passado ainda são identificados pelo número do voo. Contudo, vale lembrar que cada companhia segue sua própria política interna, e todas essas regras que descrevemos acima não são seguidas estritamente. De qualquer maneira, da próxima vez que você estiver viajando, essas informações podem servir para que você tenha uma ideia melhor de com quem e para onde está indo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.