A Física explica: animais mamíferos levam o mesmo tempo para fazer xixi

18/10/2013 às 06:502 min de leitura

Você já parou para cronometrar o tempo que dura o xixi de uma vaca ou de um elefante? Um grupo de cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, foi a um zoológico da capital, Atlanta, com a estranha missão de observar animais urinando.

A ideia era justamente descobrir qual é o tempo que cada animal leva para fazer xixi e, para a surpresa desses estudiosos, a resposta é: se o animal for mamífero, independente de seu tamanho, o tempo gasto para fazer xixi será o mesmo: 21 segundos.

A característica ficou conhecida como “Lei do xixi”, com direito a fórmulas, respaldos físicos e matemáticos. O vídeo que você vai ver abaixo ilustra essas descobertas e, para que você entenda melhor as detalhes, nós vamos explicá-los a você.

E as diferenças?

Fonte da imagem: Shutterstock

O que muda no xixi dos animais? Ratos fazem xixi estilo conta-gotas; cabras urinam estilo jato; vacas liberam seus xixis com mais pressão, de um jeito categorizado como correnteza – o mesmo ocorre com os elefantes.

A Física entra para explicar por que se leva o mesmo tempo para esvaziar quantidades que variam tanto, de formas diferentes e em animais de massas diferentes. Além disso, é preciso levar em consideração o comprimento da uretra, que em animais de grande porte é maior e amplia a força gravitacional exercida – por isso elefantes, cabras e vacas não fazem xixi em gotinhas.

As análises permitiram constatar que a uretra serve como um dispositivo de reforço a todo o sistema urinário, permitindo que o mesmo seja ampliado sem sofrer danos. Antes que você se pergunte por que isso seria útil, saiba que essas pesquisas podem ajudar a diagnosticar e solucionar problemas urinários em animais, afinal, cada pequena descoberta é importante quando o assunto é Ciência.

Cálculos

Fonte da imagem: Shutterstock

Confira essas apresentações no vídeo a seguir. Ele demonstra a Lei do Xixi com algumas fórmulas malucas que, mesmo que você não as entenda, pode entender ao que elas se referem. Uma das comparações entre animais diferentes fazendo xixi mostra como é o fluxo em uretras com raios de tamanhos distintos (minuto 1:36).

A variação de fluxo e do tamanho de uretra contribui para que animais de tamanhos diferentes, com massas diferentes e volumes diferentes em suas bexigas (gráfico minuto 1:50) levem o mesmo tempo para fazer xixi. Fisicamente falando, isso equivale a uma equação que envolve o volume da bexiga, a pressão à qual ela está condicionada e a inércia (minuto 2:14). Isso sem falar em cálculos de fluxo, massa do animal e outras variantes que seu professor de Física talvez domine completamente.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: