Ciência
05/09/2017 às 05:31•1 min de leitura
Se você é fã da obra e do legado do genial Leonardo da Vinci, já pensou que legal seria bisbilhotar à vontade um de seus famosos cadernos? Pois agora você pode fazer isso se quiser — digitalmente, claro, uma vez que apenas um seletíssimo grupo de pessoas tem acesso aos manuscritos originais. Mesmo assim, tá valendo, né?
Retrato do gênio (não se encontra incluído no caderno)
De acordo com o pessoal do site Twisted Sifter, a Biblioteca Britânica digitalizou um dos ilustres cadernos do gênio florentino, o Códice Arundel, escrito entre os anos de 1452 e 1519. O volume traz uma série de anotações pessoais, diagramas, desenhos e textos em italiano e redigidos à mão em forma de espelho, isto é, da direita para a esquerda, conforme Leonardo costumava fazer.
A instituição disponibilizou a coleção — são 570 imagens no total — em alta resolução, e o conteúdo aborda os mais variados temas pelos quais Leonardo se interessava, abrangendo desde artes a assuntos relacionados com diversas áreas da Ciência. O “miolo” do caderno traz o que o próprio da Vinci descreveu como uma coleção desordenada de anotações sobre vários temas que ele incluiu no volume para, um dia, organizar tudo de acordo com a área à qual eles pertenciam.
Uma das páginas do manuscrito (British Library)
Segundo o Twisted Sifter, essa coleção “bagunçada” foi iniciada em 1508, enquanto Leonardo se encontrava na residência de Piero di Braccio Martelli, em Florença, mas parece que o gênio acabou não achando tempo — entre todos os seus inúmeros interesses — para organizar a papelada. Você pode bisbilhotar o caderno de Da Vinci à vontade através deste link e conferir algumas páginas na galeria abaixo:
Galeria 1