Artes/cultura
08/11/2017 às 12:35•2 min de leitura
Nesta terça-feira (8), um vídeo em que o jornalista William Waack, do Jornal da Globo, aparece supostamente fazendo comentários racistas caiu na net, gerando uma onda de indignação.
Nas imagens, Waack está em frente à Casa Branca, se preparando para entrar no ar ao lado de um comentarista, quando uma buzina é escutada ao fundo. Nessa hora, ele aparentemente diz: “Tá buzinando por quê? Seu mer** do cac**? Não vou nem falar, porque eu sei quem é… é preto. É coisa de preto!”. Confira o vídeo, que não teve a veracidade comprovada:
O outro lado de William Waack: o racista. pic.twitter.com/bKwP8bPsl4
— Jorge Tadeu (@jorgetadeu7) November 8, 2017
Até o momento, nem Waack nem a Rede Globo se manifestaram sobre a polêmica. Esta, porém, não é a primeira vez em que o jornalista se envolve em uma saia justa: em agosto do ano passado, ele trocou farpas ao vivo com a jornalista Cristiane Dias, durante a cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
***
Atualização 9/11: Na noite desta quarta-feira, dia em que o vídeo viralizou, o âncora do Jornal da Globo foi afastado de suas funções para que a emissora investigue o caso. Renata Lo Prete, do Jornal das Dez, da Globo News, assumiu a bancada e disse: "A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida". A jornalista também reforçou que Waack não se lembra do ocorrido, mas que pede desculpas a quem se sentiu ultrajado pela situação.
***
No Twitter, muitos internautas mostraram indignação com as supostas palavras ditas por Waack. Confira algumas reações:
Quem trabalha na Globo e decidiu vazar esse vídeo do William Waack tem nossa eterna gratidão
— Diego Webber (@diego_webber) November 8, 2017
vamos listar possíveis passadas de pano para o william waack?
— 100% agressiva (@mammafoodie) November 8, 2017
- não foi por maldade
- ele é de outra época
- ain, não pode falar mais nada
- patrulha da problematização
- ele já tá velho, gente
- foi uma piada interna
quem dá mais?
Vendo o video que vai dar a demissão do william waack pic.twitter.com/PJB3kRowZ5
— Min. Carmen Lucia (@SonsaAbrao) November 8, 2017
William Waack flagrado sendo racista. Sinceramente, vocês esperam alguma coisa de positivo desse sujeito? pic.twitter.com/5cxTFxwOYl
— William De Lucca ? (@delucca) November 8, 2017
Após vazamento de vídeo racista William Waack se isola em seu castelo na Transilvânia para refletir
— NaoSalvo ???? (@naosalvo) November 8, 2017
URGENTE: Ana Furtado é escalada para substituir William Waack no Jornal da Globo pic.twitter.com/mD5Z2ZdWjO
— Palácio do Planalto (@planaIto) November 8, 2017
O q será q o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, autor do livro "Não somos racistas", tem a dizer sobre o vídeo do William Waack?
— Odradek (@Daniphiloss) November 8, 2017
***
E você, caro leitor, acredita que o jornalista realmente falou essas frases racistas ou se trata de algum tipo de manipulação? Qual seria a punição mais justa para isso?