Viaje pela Antártida com estas 15 imagens do continente gelado

16/11/2017 às 13:462 min de leitura

Nós do Mega Curioso já falamos por aqui sobre muitas curiosidades relacionadas com a Antártida, o continente gelado cuja área — de 14 milhões de quilômetros quadrados — é quase duas vezes maior do que a do Brasil e que, surpreendentemente, é considerado como o maior deserto que existe na Terra, uma vez que a precipitação anual não passa dos 10 centímetros (no Saara ela é de 25 cm) e existem pontos em seu território que não registram nenhum tipo de chuva ou quedinha de neve há dois milhões de anos!

O que dizer das paisagens, então? Elas são simplesmente de arrepiar — e não porque são evidentemente geladas, mas sim por serem espetaculares. E tem ainda a vida selvagem, assim como as estações de pesquisa e outras coisas fascinantes por lá! As imagens que você pode ver a seguir mostram um pouquinho da beleza congelante da Antártida e, de acordo com Alan Taylor, do site The Atlantic, foram clicadas ao longo de vários anos por pessoas sortudas que tiveram o privilégio de viajar até o continente. Confira:

1 – Show de luzes

Aurora sobre igluAurora boreal dançando sobre iglu, fotografada durante o inverno de 2013 (Ross Burgener/NOAA/OAR/ESRL/GMD)

2 – Sinais de civilização

Base militar na AntártidaBase militar peruana clicada a partir de embarcação brasileira em março de 2014 (Vanderlei Almeida/AFP/Getty)

3 – Imensidão

Antártida OcidentalImagem aérea de uma região do manto de gelo da Antártida Ocidental capturada em outubro de 2016 (Mario Tama/Getty)

4 – Pinguim-imperador

Pinguim imperadorPosando todo pomposo diante do Monte Erebus em janeiro de 2017 (Jack Green/National Science Foundation)

5 – Exalando

BaleiaBaleia clicada em março de 2016 (Ari Friedlaender/National Science Foundation)

6 – População

Muitos pinguinsMuitos pinguins flagrados perambulando diante de um enorme iceberg em março de 2016 (Eitan Abramovich/AFP/Getty)

7 – Dono do pedaço

Pinguim fotografado em icebergPinguim fotografado em iceberg em novembro de 2006 (Reuters)

8 – Patinhas

Patas de pinguimElas pertencem a um pinguim-de-face-manchada fotografado em janeiro de 2015 (Natacha Pisarenko/AP)

9 – Via Láctea sobre plataforma de comunicação da NASA

Instalação da NASASituada perto da Base McMurdo, a plataforma faz parte de uma rede que oferece suporte para a comunicação orbital com vários satélites — foto clicada em junho de 2016 (Joshua Swanson/National Science Foundation)

10 – Miragem?

MiragemNão! É um 757 fotografado em março de 2016, na pista de pouso Pegasus, localizada próximo à Base McMurdo (Jack Green/National Science Foundation)

11 – Arrepiante

Canal LamaireCanal Lamaire, fotografado em março de 2016 (Eitan Abramovich/AFP/Getty)

12 – Picos ocultos

Picos ocultosImagem fotografada pelo pessoal da NASA sobre a Península Antártica no início do mês (Mario Tama/Getty)

13 – Memorial

Memorial criado por CousteauO esqueleto da baleia-jubarte é um memorial criado por Jacques Cousteau em 1972, diante da Base Comandante Ferraz. A foto acima foi clicada em março de 2014 (Vanderlei Almeida/AFP/Getty)

14 – Fim de tarde

Entardecer Entardecer registrado na Península Antártica em março de 2016 (Eitan Abramovich/AFP/Getty)

15 – Pessoas de sorte

Aurora borealTripulação de uma embarcação de pesquisas apreciando a beleza de uma aurora boreal em março deste ano (Ben Adkison/National Science Foundation/Ben Adkison Photography)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: