Artes/cultura
26/12/2017 às 12:01•4 min de leitura
Aproveitando o clima de férias de final de ano, não há nada melhor do que chegar em casa e assistir a suas séries e seus filmes favoritos na Netflix, né? A plataforma de streaming está fazendo o maior sucesso na atualidade — a conta dos usuários no exterior já passa dos milhões de assinantes do serviço. Porém, já pensou nos fatos mais curiosos envolvendo a plataforma? Ajeite-se no sofá, pegue a pipoca e confira 21 curiosidades sobre a Netflix:
Pois é, a “Netflix” não foi sempre chamada assim. A companhia testou diversos nomes no começo – incluindo “Kibble”, que era o nome do cachorrinho de Marc Randolph, o fundador da empresa.
A empresa de streaming foi fundada em 1997, quando Reed Hastings recebeu uma multa de 40 dólares por ter atrasado a devolução de algumas fitas VHS. Já a Google foi fundada apenas em 1998.
Se você já se perguntou qual foi o primeiro conteúdo da plataforma, aqui vai a resposta: era apenas um vídeo simples, para realizar testes. Ele está disponível no catálogo norte-americano da Netflix e pode ser acessado ao pesquisar “Example show”.
Você pode ter, mas a Netflix não – tanto que a empresa possui um site dedicado apenas a dar spoilers das suas séries favoritas. O site mostra vídeos curtos, de apenas 20 minutos, dos episódios finais de temporadas das séries. É ruim, hein!
Não é novidade para ninguém que a internet teve um papel importante na queda das locadoras, né? Basta se lembrar da finada Blockbuster, que perdeu uma chance enorme ao se recusar a comprar a Netflix por 50 milhões de dólares. Bem provável que eles estejam arrependidos agora.
Já pensou no total de horas que os usuários da plataforma passam assistindo a suas séries e seus filmes favoritos? Bom, o número fica por volta de 100 milhões de horas por dia – o que é aceitável, se formos considerar que há mais de 50 milhões de usuários.
Sabe qual é um dos critérios para a Netflix saber se um conteúdo tem relevância e potencial na plataforma? Eles analisam a taxa de downloads piratas – principalmente nos sites de Torrent. É um ótimo jeito de descobrir o que o público está curtindo por aí, não é?
A Netflix é uma das plataformas que mais consomem e transferem dados em alguns países – o que cria alguns horários críticos. Entre 19h e 21h, por exemplo, é comum que ocorram instabilidades na plataforma, porque é o período em que mais há gente assistindo aos conteúdos.
O site 7Park Data realizou uma pesquisa entre maio de 2016 e maio de 2017 e descobriu que as 10 séries mais populares da plataforma são: Grey’s Anatomy, Shameless, Criminal Minds, Supernatural, NCIS, Orange is the New Black, Gilmore Girls, The Walking Dead, Bones e Stranger Things.
Por mais que apareçam sugestões estranhas de vez em quando, uma coisa é certa: não há nada de aleatório na Netflix. Os funcionários estão sempre estudando o comportamento dos usuários, para dar as sugestões mais certeiras possíveis.
Você já ouviu falar dessa expressão? Trata-se daquele momento bem conhecido por todos nós, em que acabamos assistindo a diversos episódios de uma série de uma só vez – a famosa maratona. Segundo estudos recentes, essa prática pode estar relacionada à depressão e à ansiedade.
Atualmente, a Netflix está presente em mais de 190 países e tem mais de 100 milhões de assinantes. É muita gente!
No ranking do High Speed Internet, mais da metade dos assinantes da Netflix estão nos EUA. Canadá, Irlanda, Austrália, Reino Unido e outros correspondem à porcentagem restante.
Já aconteceu de você querer assistir a algo muito específico, mas não conseguir achar o conteúdo na página principal da Netflix? Pois é, saiba que há algumas categorias “especiais” para esses momentos – sério, existe categoria até para “bigodes legais”. Basta inserir uma sequência de números no final da URL.
Não é segredo para ninguém que a Netflix é uma das empresas mais queridinhas da internet. Recentemente, diversos ícones da web foram chamados para participações, como Inês Brasil e Valesca aparecendo no teaser da 5ª temporada de Orange is the New Black.
Se você pensou em House of Cards, errou! Apesar de essa série ser uma das mais populares da atualidade, a primeira série original da Netflix foi Lilyhammer, que é sobre um gângster fictício.
Apesar disso, House of Cards influenciou tanto a dinâmica dos programas televisivos que chamou a atenção dos Emmy Awards e recebeu 14 indicações.
Sim, a Netflix já teve uma produção indicada ao Oscar! Em 2013, foi indicado o documentário de produção egípcia-americana chamado A Praça, que aborda o período político conturbado pelo qual o Egito estava passando.
Se você já combinou com seu parceiro que iriam apenas assistir à temporada nova daquela série quando estivessem juntos, e ele te “traiu”, assistindo a tudo antes, saiba que você não está sozinho: por volta de 46% dos casais passam por isso.
Recentemente, a Netflix abriu vagas no Brasil para a vaga dos sonhos: o emprego de “tagger”. A função é, basicamente, assistir ao conteúdo da plataforma e escolher palavras-chave em uma lista de mil delas, para selecionar aquelas que se encaixam com o conteúdo. Legal, né?
Pasme com esse plot twist: para a Netflix, o Canadá é considerado um país de terceiro mundo, por causa da taxas cobradas para usar a internet e da regulamentação de lá.
Este texto foi escrito por Danielle Cassita via N-experts para o Minha Série.