Ciência
12/01/2018 às 09:31•3 min de leitura
O mundo era bem diferente há 30 anos. Durante a década de 80, a tecnologia caminhava a passos curtos, mas já estava começando a fazer parte do cotidiano do brasileiro.
Diversos produtos foram lançados na época, mas a maioria deles foram substituídos por novidades tecnológicas. Entretanto, enquanto alguns se tornaram relíquias, outros ainda podem ser úteis. Confira 7 objetos nostálgicos que poderiam ser usados até hoje.
Hoje em dia, é um tanto quanto raro encontrar pessoas utilizando câmera analógicas. Isso se deve ao fato de que os aparelhos digitais e smartphones facilitam o trabalho de quem quer tirar fotos. Porém, se você é um entusiasta da fotografia e quer praticar técnicas, além de viver a ansiedade da revelação, as “velhinhas” podem ser ótimos aparelhos.
Uma coisa leva a outra! Graças ao desuso das câmeras analógicas, os icônicos álbuns de família foram sendo deixados de lado, visto que, hoje em dia, poucas pessoas se dispõem a investir dinheiro e tempo para mandar revelar fotos.
Mas a pergunta que fica é: quem não gosta de rever fotos do passado? Querendo ou não, o álbum físico é a melhor maneira de preservar memórias, contar histórias e reunir a família, além de ser uma forma de preservar os momentos mais marcantes das nossas vidas.
Um aparelho considerado por muitos como “vintage” hoje em dia está em alta no mercado. Após a invenção dos CDs, os vinis foram deixados de lado, mas ultimamente, graças a tecnologia, as ondas analógicas conseguem ter qualidade superior às digitais.
Quem preservou sua antiga vitrola pode ouvir seus artistas preferidos nela com pequenos reparos e limpeza. O mercado voltou a produzi-las, mas com valores relativamente altos. Além de que é um objeto muito bonito para decorar a sua casa, não é?!
Eis um produto que possui concorrência pesada! Os videogames dominam o mercado de jogos, mas isso não está impedindo de que os jogos de tabuleiros voltem à moda. Diversos espaços por todo o Brasil estão sendo criados para quem quer disputar com os amigos – ou desconhecidos – os clássicos games.
Além das questões nostálgicas, os jogos de tabuleiro são famosos por exercitar a mente, estimular habilidades, melhorar a concentração, raciocínio lógico, cognição e a inteligência emocional.
Quem nunca foi até a casa dos avós e não bebeu água de um filtro de barro não teve infância. Famoso na década de 80, a indústria nacional precisou desenvolver um produto que melhorasse a qualidade da água, visto que na época ela era ruim. Recentemente, ele foi substituído por purificadores elétricos com dispositivos de tratamento embutidos.
Porém, para quem quer economizar ou decorar a casa, os velhos filtros ainda podem ser úteis, basta manter as suas camadas limpas.
Outro item que nos gera um momento de nostalgia são as sacolas de feira. Novamente, quem nunca viu seus avós carregando compras nos coloridos sacos de estopa não teve infância. Esse item foi substituído pelas pequenas sacolas plásticas distribuídas gratuitamente nos mercados.
Entretanto, devido ao grande impacto ambiental causado pelas sacolas pelo material, o uso de sacolas de feira voltou a ser recomendado, e elas sofreram uma espécie de rebranding, pois hoje são chamadas de “ecobags”.
Por fim, temos o ventilador, a solução para refrescar durante todo o verão. Ele é um produto ainda muito utilizado, porém a popularização do ar-condicionado vem fazendo com que ele seja deixado de lado.
Mas vale ressaltar que o uso de ventiladores traz muitos benefícios, como economia de energia – em relação ao ar-condicionado –, bem como o fato de ser mais fácil de limpar e ser utilizado com as janelas abertas, evitando a presença de microrganismos nocivos à saúde.
Essa é uma pequena lista oferecida pela equipe da Sterilair. E aí, você se lembra de mais algum objeto do passado que foi deixado de lado, mas ainda pode ser útil? Conte para nós nos comentários.
Não é lixo! 7 coisas da década de 80 que todo mundo tinha via TecMundo