Artes/cultura
21/03/2018 às 10:00•2 min de leitura
A Torre Eiffel está, sem dúvidas, entre os monumentos mais reconhecidos e fotografados que existem no mundo, certo? E isso que estamos falando de uma estrutura detestada pela maioria dos parisienses quando ela foi construída, em 1889. Hoje em dia, considerando a fama que a torre ganhou, especialmente entre os milhões de turistas que visitam a capital francesa anualmente, a estrutura passou a ser tolerada pelos habitantes de Paris.
Pois, de acordo com Cailey Rizzo, do site Smithsonian.com, a Torre Eiffel está para receber uma camada de pintura, e um time do Ministério de Cultura e da Cidade de Paris está pensando em devolver ao monumento sua cor original — uma que provavelmente contribuiu para que tantos parisienses reprovassem a construção da estrutura. Caso você não saiba, embora atualmente a torre tenha cor acinzentada, de metal envelhecido, originalmente, ela era vermelha! Veja:
(Mirror/Getty Images)
Aliás, segundo Cailey, ao longo de seus 129 anos de história, a Torre Eiffel foi pintada 19 vezes — e de várias cores diferentes! Além do vermelho original, ela já recebeu camadas de tinta amarela, ocre e de vários tons de marrom. Teve inclusive uma ocasião em que o monumento foi todo pintado em dégradé!
(Discover Walks)
A primeira cor que a torre recebeu foi escolhida pelo engenheiro e arquiteto responsável por projetar e construir a estrutura, Gustave Eiffel, que elegeu o vermelho por achar que esse tom protegeria o monumento melhor da ferrugem. E, se a galera lá do ministério decidir, essa é cor que poderá ser aplicada na Torre Eiffel. Mas não é só uma pinturinha básica que vai rolar, não!
Ao longo dos próximos 15 anos, a torre vai passar por uma série de obras de restauração — que devem custar € 300 milhões ou o equivalente a pouco mais de R$ 1,2 bilhão —, e está previsto que sejam instalados vidros a prova de balas ao seu redor. E caso você tenha ficado curioso com a quantidade de tinta necessária para pintar a Torre Eiffel inteira, a estimativa é de que sejam usadas cerca de 60 toneladas.