Estes retratos de baleias-jubarte vão trazer paz aos seus olhos

15/05/2018 às 14:002 min de leitura

As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) são mamíferos marinhos imensos que podem medir entre 12 e 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. No entanto, apesar de esses animais serem gigantes, você não acha impressionante como eles se movem pelo oceano — com uma graciosidade e leveza que não condizem com suas enormes dimensões. As jubarte inclusive dão a impressão de serem dóceis e inclusive gentis.

Gigantes dos mares

Pois os belíssimos retratos que você pode ver a seguir mostram esses exuberantes gigantes em seu habitat natural e é impossível não sentir paz com as imagens. De acordo com Kate Sierzputowski, do site Colossal, elas foram capturadas pelo fotógrafo Jem Cresswell durante a migração anual de baleias-jubarte que ocorre no Pacífico, quando elas nadam até Vava’u, em Tonga.

Baleia jubarte(Jem Cresswell)

Segundo Kate, o fotógrafo acompanhou a migração durante três anos e teve a oportunidade de nadar pertinho com esses incríveis animais e inclusive capturar as diferentes personalidades das baleias, uma vez que, conforme contou, cada animal parecia posar de uma forma particular para a câmera. E você deve ter notado que a série de imagens é toda em preto e branco, certo?

Baleias jubarte(Jem Cresswell)

Jem explicou que as imagens em preto e branco eliminam boa parte das distrações que podem existir em uma cena e — indiretamente — levam as pessoas a focarem sua atenção nos elementos principais da composição que, no caso, são as baleias. Além disso, o fotógrafo acredita que esse tipo de retrato transmite a sensação atemporalidade, característica que ele associa com o tempo em que esses animais habitam na Terra, isto é, milhões e milhões de anos. Confira mais fotos a seguir (e, no final, um vídeo que mostra um pouquinho da interação de Jem com as jubarte):

Baleia jubarte(Jem Cresswell)

Baleia jubarte(Jem Cresswell)

Baleia jubarte(Jem Cresswell)

Baleia jubarte(Jem Cresswell)

Baleia jubarte(Jem Cresswell)

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: