Ciência
28/05/2018 às 05:00•2 min de leitura
Você se recorda de ter visto há alguns dias aqui no Mega Curioso a notícia sobre uma câmera da NASA que virou churrasco durante o lançamento de um foguete? O dono do equipamento era o fotógrafo Bill Ingalls, um cara com 30 anos de experiência na cobertura desse tipo de evento. No entanto, apesar de saber dos paranauês e ter acompanhado situações semelhantes muitas vezes, Bill posicionou o equipamento próximo demais e ele ficou assim (caso você não tenha visto a matéria anterior):
Olha o estrago... (BGR/Bill Ingalls)
Por sorte, Bill não estava com seu olhinho colado no visor da câmera — ao que tudo indica, uma Canon 5DS —, pois, se estivesse, provavelmente viraria churrasquinhos também! Bem, o fato é que se tratava da cobertura do lançamento do foguete Falcon 9 da SpaceX que transportava dois satélites da NASA e cinco satélites comerciais.
De acordo com Tariq Maliq, do site Space.com, o lançamento ocorreu na terça-feira passada, dia 22 de maio, a partir da base Vanderberg da Força Aérea norte-americana, situada na Califórnia, e, embora a câmera de Bill ter saído completamente chamuscada — e destruída — da experiência, o equipamento capturou uma série de imagens e o fotógrafo inclusive conseguiu obter as últimas cenas que a máquina viu. Confira a seguir:
Coitada da câmera (Space.com/Bill Ingalls)
Ficou curioso sobre a distância na qual a câmera se encontrava do local de lançamento? Segundo contou Bill, ele montou o equipamento a mais ou menos 400 metros da base de lançamento, além do perímetro de segurança estabelecido pelo pessoal conduzindo o evento. Aliás, além do dispositivo que virou churrasco, o fotógrafo tinha outros cinco distribuídos pelo local, dois deles dentro do perímetro estabelecido — e esse que derreteu era o que se encontrava mais distante do foguete.
O problema foi que, no caso da câmera que derreteu, o lançamento fez com que a vegetação que se encontrava próximo a ela começasse a pegar fogo e as chamas consumiram o equipamento rapidamente. Por milagre — considerando o estado em que o dispositivo ficou —, o cartão de memória sobreviveu ao churrasco.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices desse mundão afora! Cadastre seu e-mail e não perca mais essa forma de mantermos contato!