Seja o primeiro a compartilhar

Veja 20 Doodles históricos escolhidos pela Google

Google celebrou no dia 4 deste mês 20 anos de vida. E desde o começo a plataforma de buscas contava com os Doodles, aquelas imagens, logos e animações que celebram datas, pessoas famosas, momentos históricos, entre outros destaques. Tudo começou quando os cofundadores Larry PageSergey Brin deixaram o ícone do festival Burning Man na página, para indicar que estavam fora da cidade. E assim começou uma tradição.

Nas duas últimas décadas, uma talentosa e criativa equipe produziu variações para entreter, informar e interagir o público, a partir do visual clássico da companhia. E, para comemorar esse legado, a própria gigante de Mountain View selecionou 20 de seus mais incríveis Doodles.

1. O primeiro Doodle de todos: Burning Man (1998)

Bem, a história já foi citada logo acima, como uma forma de comunicar com o logo da companhia.

doodle

2. O primeiro Doodle em série: Aliens (2000)

Em maio de 2000, o ilustrador Ian David Marsden criou uma série com cinco imagens de extraterrestres transportando os usuários para Marte.

doodle

3. O primeiro Doodle internacional: Dia da Bastilha (2000)

Larry e Sergey pediram a Dennis Hwang, um estagiário na época, que produzisse um Doodle para comemorar o Dia da Bastilha. Foi tão bem recebido que Dennis foi nomeado primeiro chefe dessa divisão na empresa e os Doodles começaram a aparecer regularmente na página inicial do buscador.

doodle

4. O primeiro Doodle animado: Dia das Bruxas (2000)

Criado pela artista convidada Lorie Loeb, apresentava duas abóboras acesas no lugar dos “Os” e também contava com uma aranha pendurada no “L”.

doodle

5. O primeiro Doodle com game interativo: Aniversário de 30 anos de Pac-Man (2010)

O designer e engenheiro Marcin Wichary construiu o Pac-Man Doodle do zero, inspirado pela vida do pai como técnico de fliperamas. O resultado foi fiel às raízes, incluindo os gráficos, sons, jogabilidade e bugs originais.

doodle

6. O primeiro Doodle animado com live-action: Aniversário de 122 anos de Charlie Chaplin (2011)

O curta-metragem contou com aparições de toda a equipe do Doodle, com Mike Dutton no papel principal. Para ficar o mais próximo possível dos filmes originais de Chaplin, foi gravado em Niles, Califórnia, no mesmo set em que muitos de longas mudos foram registrados.

doodle

7. O primeiro Doodle com slideshow: Aniversário de 200 anos dos Contos de Fadas Grimm (2012)

Inspirado em quadrinhos e permite que os leitores percorram a história em seu próprio ritmo. Uma visão moderna de Matt Cruickshank sobre "Chapeuzinho Vermelho", com desenhos planos e um final alternativo.

doodle

8. O primeiro Doodle feito em código aberto: Aniversário de 60 anos da primeira publicação de Stanislaw Lem (2011)

Um mini game criado por Sophia Foster-Dimino em homenagem ao escritor de ficção científica Stanislaw Lem. Foi a primeira vez que todas as 17 mil linhas de programação ficaram à disposição, para quem quisesse conferir como o Doodle funciona.

doodle

9. O primeiro Doodle animado com piano: Aniversário de 151 anos de Claude Debussy (2013)

O Doodle contou com engenhosidade para acertar as luzes, a fumaça e as estrelas de acordo com o ritmo da música, em uma paisagem urbana noturna de 1800.

doodle

10. O primeiro Doodle orgânico: Dia da Terra (2012)

Os criadores usaram uma câmera no telhado para criar esse Doodle vivo em um jardim.

doodle

11. O primeiro Doodle animado com recortes de papel: Aniversário de 117 anos de Lotte Reiniger (2016)

A Doodler Olivia Huynh recriou o estilo do cineasta e animador Lotte Reiniger, cortando meticulosamente milhares de silhuetas de papel e movendo-as levemente para cada quadro.

doodle

12. O primeiro Doodle com poema narrado: Aniversário de 90 anos de Maya Angelou (2018)

Pessoas inspiradas pela vida e legado do Dr. Angelou — incluindo Alicia Keys, Martina McBride, Oprah Winfrey e até mesmo o filho da autora, Guy Johnson — narraram o icônico poema de Maya, “Still I Rise”, com cenário desenhado por Melissa Crowton.

doodle

13. O primeiro Doodle em realidade virtual/360 graus: Celebração a George Méliès (2018)

Interação indicada ao Emmy celebrou o pioneiro ilusionista e diretor de cinema francês Georges Méliès. Helene Leroux, da equipe Doodle, em colaboração com a Spotlight Stories e a Nexus Studios, contou a história de um personagem parecido com Méliès e suas aventuras.

doodle

14. O primeiro Doodle criado no mesmo dia: Descoberta da Água na Lua (2009)

A artista Jennifer Horn ficou tão inspirada por uma reportagem que leu sobre a descoberta da água na Lua que imediatamente começou a trabalhar em um Doodle para comemorar o evento. O resultado saiu depois de cerca de quatro horas e até hoje detém o recorde de lançamento de um Doodle mais rápido de todos.

doodle

15. O Doodle com mais pessoas em destaque: Dia Internacional da Mulher (2014)

Com mais de 100 mulheres de todo o mundo, o vídeo incluiu mulheres inspiradoras, a exemplo da atriz, comediante e cantora russa Nonna Grishaeva; a ativista e educadora brasileira de 14 anos, Isadora Faber; o pioneiro agrícola nigeriano Foluso Olaniyan e muitos mais.

doodle

16. O Doodle com mais parceiros envolvidos: Aniversário de 44 anos do nascimento do Hip Hop (2017)

Este Doodle levou a interatividade em um novo nível, permitindo que você misturasse samples de breakbeats lendários. Seguindo uma cartilha sobre a história do Hip Hop, narrada por Fab 5 Freddy, ex-apresentador do “Yo! MTV Raps ”, o Doodle deu um tutorial sobre como ser um DJ virtual em um par de toca-discos interativos. O trabalho colaborativo reuniu sete parceiros e nove pioneiros do gênero, além de mais de 50 especialistas.

doodle

17. O Doodle que demorou mais tempo para ser produzido: Celebração de Selena Quintanilha (2017)

A vida da artista mexicana-americana ícone da moda, empresária, filantropa e superestrela internacional foi celebrada em um vídeo musical criado pelo Doodler Kevin Laughlin. Com uma de suas faixas mais icônicas, “Bidi Bidi Bom Bom”, o vídeo ilustrou a ascensão do fenômeno infantil à potência musical e levou 18 meses para ser produzido.

doodle

18. O primeiro concurso Doodle 4 Google: 2005

Aconteceu no Reino Unido e encontrou o seu primeiro vencedor no desenho de Lisa Wainaina, de 11 anos, intitulado “O Dia da Criança”. O concurso, que agora acontece todos os anos em vários países, convida os alunos a projetar seu próprio Doodle e concorrer por uma chance de bolsas de estudos e pacotes de tecnologia para suas escolas.

doodle

19. O primeiro Doodle em forma de Quiz: Quiz do Dia da Terra (2015)

Perguntas com viés científico sobre o Reino Animal, com participação de celebridades que adoram animais, a exemplo de Jane Goodall e Edward Norton.

doodle

20. Melhor participação especial de gato em Doodle: Momo, o gato, no Dia das Bruxas (2016)

Uma versão animada do gato da artista Doodler Juliana Chen fez a segunda de várias aparições em Doodle neste jogo com tema de Dia das Bruxas. O Momo também fez aparições em 2015 e 2017 e inspirou artes de fãs.

doodle

E para você, qual o seu Doodle preferido? Diz para a gente ali nos comentários!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Veja 20 Doodles históricos escolhidos pela companhia em 20 anos de Google via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER