Ciência
08/10/2018 às 04:30•2 min de leitura
Uma famosa pintura do artista Banksy, que tem sua identidade não revelada até hoje, foi autodestruída após ser vendida em um leilão por 1 milhão de libras, o equivalente a quase R$ 5 milhões, em Londres, na última sexta-feira (5).
“Girl With Balloon” (Garota com Balão), a obra em questão, é uma das peças mais conhecidas do artista, e mostra uma menina tentando segurar um balão vermelho em formato de coração. No Leilão promovido pela Sotherby’s, em Londres, a obra foi a última peça a ser arrematada e, assim que a venda foi oficializada, a tela saiu da moldura e caiu em um triturador que estava escondido, para a surpresa de todos os que estavam na sessão.
O mais curioso disso tudo é que, ao que tudo indica, a “brincadeira” pode ter valorizado a obra, e já tem muita gente apostando que a pintura picotada no leilão agora vale ainda mais dinheiro.
“O episódio inesperado se tornou instantaneamente parte do folclore do mundo da arte e é, certamente, a primeira vez na história dos leilões que uma obra é automaticamente destruída assim que o martelo assinalou a venda”, disse um comunicado da Sotheby’s sobre o episódio.
O comprador também levou um susto com o ocorrido e agora está discutindo os próximos passos com os negociadores.
O próprio artista postou o exato momento em que a peça foi destruída, em seu Instagram, com a legenda “O impulso de destruir é também um impulso criativo”, de autoria atribuída a Pablo Picasso. Ele disse que o triturador foi adicionado ao quadro anos atrás, e que seria ativado se um dia a obra fosse a leilão. Um internauta comentou: “Bacana, mas isso não faz a obra valer mais? Não está destruída, apenas mais única”. E aí, o que você achou dessa trollada do Banksy? Arte ou bizarrice?
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!