
Estilo de vida
15/03/2019 às 02:00•2 min de leitura
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, a cervejaria Budweiser lançou versões novas de anúncios sexistas das décadas de 1950 e 1960. O objetivo era adaptá-los para as mulheres contemporâneas, que são independentes e donas de si.
Para colocar o projeto em ação, a Budweiser contou com a ajuda da agência VeynerMedia e contratou três ilustradoras: Dena Cooper, Heather Landis e Nicole Evans. O resultado são propagandas que seguem o estilo vintage, mas têm mensagens positivas e empoderadoras.
A campanha é fruto de uma parceria da cervejaria com a associação nacional de anunciantes dos Estados Unidos, que busca melhorar a forma como as mulheres são retratadas na publicidade. Atualmente, elas têm mais espaço em anúncios que em meados do século XX, mas só 61% deles as retratam de forma positiva.
A mulher ideal do período em que os anúncios originais foram produzidos era mãe, esposa e dona de casa. Isso se refletia na publicidade, que quase sempre mostrava as mulheres confinadas à esfera privada e subservientes aos homens. Com a Budweiser, uma marca tradicionalmente masculina, não era diferente.
(Reprodução/Budweiser)
A mais antiga das propagandas data de 1956 e diz que “ela descobriu que se casou com dois homens”, em alusão ao fato de que a esposa deveria agradar seu marido em qualquer circunstância. A nova versão diz que “ela descobriu que tem tudo”, em referência à família e aos amigos que a amam.
(Reprodução/Budweiser)
O segundo anúncio é de 1958 e mostra uma mulher servindo cerveja a um homem que conserta um telefone. Na versão atualizada, o casal bebe Budweiser e come pizza com várias caixas de mudança ao seu redor. A caixa de ferramentas aparece em um canto da imagem.
(Reprodução/Budweiser)
A propaganda mais nova apresenta a esposa preparando o jantar e servindo uma cerveja para o marido. Na versão de 2019, a mulher abre um delivery de comida chinesa e bebe uma Budweiser; sua única companhia é um adorável cachorrinho de estimação.
Esperamos que essa interessante iniciativa da Budweiser inspire outras marcas de cerveja ao redor do mundo – inclusive aqui no Brasil – a repensarem o modo como retratam as mulheres em suas propagandas. Afinal, elas são sujeitos e não objetos, concorda?
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.