Descubra alguns dos significado das obras de Van Gogh

20/08/2019 às 04:003 min de leitura

O pintor holandês Vicent Van Gogh é mundialmente famoso e ocupa um lugar importantíssimo na história da arte. Além da história envolvendo sua orelha - que ele mesmo cortou -, os museus com suas obras expostas normalmente têm filas para visitação. Mas você conhece a história por trás de suas pinturas? O Mega Curioso reuniu algumas curiosidades. Role para baixo e confira.

1) A cadeira de Gauguin

Reprodução SuperCurioso

Dizem que essa é a pintura representa a amizade com o pintor francês Paul Gauguin. O quadro teria sido pintado depois que o amigo se mudou, o que teria deixado Vicent deprimido, já que ele tinha o sonho de trabalhar junto ele. Porém, para outros, “amigo” é um palavra muito forte para ser usada. Alguns historiadores dizem que, por conta das diferenças no modo de pintar, Van Gogh e Gauguin na verdade tinham brigas nada amigáveis e a cadeira retratada de um jeito mais simples pelo holandês mostra como ele se sentia diante de Gauguin: inferior.

2) O quarto em Arles

Reprodução SuperCurioso

Este quarto foi pintado em três obras de Van Gogh, com pequenas variações que, segundo historiadores, representam mudanças de humor no artista. Trata-se do quarto em que ele dormia na cidade francesa de Arles. Dizem que por morar sozinho, Van Gogh queria retratar nesta tela a solidão.

3) Campo de trigo com Ceifador e o Sol

Reprodução SuperCurioso

Esta é uma das pinturas feitas por Van Gogh em seus primeiros dias internados em um hospital psiquiátrico. De acordo com cartas escritas pelo artista nessa época, a imagem retratava uma cena que ele via da janela de seu leito. Para ele o ceifador representava a morte e a colheita era o aspecto humano do vida. 

4) Trigo com corvos

Reprodução SuperCurioso

Uma das pinturas mais tristes de Van Gogh foi feita em julho de 1890, semanas antes dele cometer suicídio. Historiadores dizem, inclusive, que trata-se de um quadro “carta” de suicídio, pois traz o elemento do corvo, sempre associado a escuridão e até mesmo a morte. Foi em um campo de trigo que Van Gogh atirou em si mesmo.

5) Raízes das árvores

Reprodução SuperCurioso

Considerada a obra inacabada de Van Gogh, é a que também levanta mais suposições. Dizem que as raízes tortas das árvores representam o momento de depressão profunda que o pintor estava vivendo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: