Como as cores foram criadas há milhares de anos

Como as cores foram criadas há milhares de anos

Último Vídeo

A maior parte das cores que podemos ver hoje podem ser traduzidas em sequências numéricas RGB (Red, Green, Blue) CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) ou mesmo através da paleta de cores Pantone. Mas para que nós pudéssemos chegar a este nível, acredita-se que as primeiras ideias de utilização de cor tenham sido obtidas da natureza através do cozimento de plantas, animais ou exploração de materiais preciosos.

Reprodução: Popular Science

O gráfico acima ilustra o que pode ter sido o nascimento de algumas cores e o tempo em que se mantiveram em evidência. Acredita-se ainda, que algumas tonalidades tenham sido tomadas como "posse" de certos povos em determinados períodos da história.

Interpretação do gráfico: utilização das cores na história

Acredita-se que a cor número 1, por exemplo, tenha sido fortemente utilizada pelos imperadores fenícios, enquanto a cor número 2 pode ter pertencido apenas a uma região do Afeganistão. O amarelo imperial, cor de número 3, está fortemente ligado a uma única e exclusiva época em que o imperador chinês e seus representantes eram vistos com a tonalidade; enquanto a escala de número 4, desde a sua concepção,  tenha sido usada para dar cor à pele nos registros daquela época. Quanto às cores de número 5 e 6, acredita-se que tenham sido constituídas para utilização em roupas e papéis de parede – porém, no princípio, causou diversas reações alérgicas e até mesmo mortes por conta de seus compostos de tintura.

Independente da sua origem, graças à tecnologia e aos avanços da ciência, cada vez mais temos controle (leia-se: conhecimento) para a correta aplicação das cores no dia-a-dia. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.