Ciência
26/09/2019 às 04:00•2 min de leitura
A história da arte é muito extensa e, portanto, não é qualquer um que consegue entendê-la. É preciso ter disposição e tempo de sobra para ser capaz de, ao menos, começar pelo começo — como saber identificar que obras são do período Renascentista, por exemplo.
Se você é um amante da arte que não tem tempo (ou até paciência) para ficar decorando os padrões das pinturas e seus pintores, esse texto é para você. Fizemos um guia mais que especial e divertidíssimo com dicas muito úteis para você saber exatamente quais são os grandes nomes por trás de cada obra. Aquela dúvida cruel se “essa pintura é de Picasso? De Da Vinci? De Monet?” está com os dias contados.
Aqui, o pulo do gato é: todos, inclusive as mulheres, são parecidas com o presidente russo Vladimir Putin. Não há muito o que dizer além disso e, pasme, você irá concluir com seus próprios olhos que essa dica é mais do que suficiente.
A partir de agora, Rembrandt não será um mistério para mais ninguém. Para identificar se uma pintura é do holandês, basta conferir se há uma pessoa ligeiramente parecida com um sem-teto iluminada por um feixe de luz amarelada.
Se as imagens diante de você fazem lembrar sonhos psicodélicos passados ou mesmo uma viagem de ácido bem louca, estamos falando de Dalí.
Aqui temos o clássico toque (bem intenso) de psicodelia mais uma vez, mas agora com diversas pessoas em miniatura acrescidas à paisagem.
Todos no mundo Picasso tem algum defeito corporal, assimetria ou deficiência — é, fácil assim!
A situação do italiano é um pouco mais complexa, mas vamos por etapas. Em suma, você precisa identificar três características principais: uma paisagem do Senhor dos Anéis, uma estranha névoa azulada ao fundo e ainda uma figura parecia com a cantora Madonna na versão aristocrática, de cabelos ondulados e nariz arredondado. Deu check em tudo? Então, dá-lhe Da Vinci!
Degas, ao contrário de Da Vinci, é mel na chupeta. Você consegue encontrar uma bailarina? Se sim, já sabemos de quem é essa pintura.
Se temos pessoas mal iluminadas e claramente insatisfeitas em uma festa, teve a mão de Manet nessa história.
Não confunda, viu? Mas Monet, assim como Manet, tem uma questão com iluminação. Para identificar se a pintura pertence ao Claude, basta procurar luzes com efeito desfocado e, aparentemente, nenhuma figura exata. Encontrou? Bingo! Você está diante de uma obra de Monet.