Ciência
25/11/2019 às 12:00•2 min de leitura
Sem sombra de dúvida, todo mundo já escutou uma canção de ninar quando era criança. Muito além do que apenas servir como diversão, as músicas procuram transmitir uma mensagem. Entretanto, as canções infantis possuem um significado muito mais obscuro do que podemos imaginar.
Confira adiante algumas músicas infantis com significado obscuro ou, digamos, politicamente incorreto.
"O cravo brigou com rosa / Debaixo de uma sacada / O cravo saiu ferido / E a rosa despedaçada"
Essa conhecidíssima cantiga infantil brasileira faz uma referência explícita a um caso de violência doméstica. O cravo e a rosa brigam, chegam a se agredir fisicamente, mas não se separam e até se casam.
Contudo, como infelizmente frequentemente a violência doméstica é "naturalizada" e vista como algo "íntimo do casal", isso passa batido na música.
"Adormece criança / Vá dormir agora / Coco está chegando / E ele vai comer você".
Na América Latina e na Espanha há no imaginário popular um monstro chamado Coco, equivalente ao nosso bicho-papão. Se as crianças não forem obedientes, ele as pega e as come.
Essa é uma daquelas canções infantis que servem não somente para assustar as crianças, mas para fazê-las dormir ou obedecer.
"Três corujas em cima da cômoda / Que faziam amor com a filha do doutor".
Está é uma cantiga italiana antiga, usada muitas vezes para ninar as criancinhas. Contudo, ela faz uma menção explícita um ato erótico praticado pela jovem filha de algum provável médico.
"Voa, besouro / Papai está na guerra / Mamãe na Pomerânia / A Pomerânia foi queimada".
Esses versinhos surgiram durante a Segunda Guerra Mundial. O besouro tem a ver com uma brincadeira infantil comum em que se prende alguns besouros para depois soltá-los. A Pomerânia é uma região da Alemanha que acabou sendo repartida com a Polônia ao final da guerra.
O que deixa essa música tão pesada e trágica é a clara referência às consequências da guerra, que foi a Pomerânia queimada.