publicidade

Christopher Tolkien, filho do autor de O Senhor dos Aneis, morre aos 95

16/01/2020 às 08:361 min de leitura

O filho do renomado autor J.R.R. Tolkien, responsável por obras como O HobbitO Senhor dos Anéis, faleceu hoje (16) em Draguignan, a cidade onde morava na França. Christopher havia sido internado por motivos ainda desconhecidos após se sentir mal na noite de quarta para quinta-feira. Ele foi o responsável por todas as publicações póstumas do pai, que morreu em 1973.

Christopher ficou famoso após assumir a responsabilidade de lançar os trabalhos do pai depois de 1973. Foi seu trabalho "escavando" o material de Tolkien que possibilitou o lançamento de O SilmarillionContos Inacabados, a série History of Middle-earth e muitas outras obras. O caçula do autor inglês nasceu em Leeds, na Inglaterra, e fez parte da Força Aérea britânica durante a II Guerra Mundial.

aChristopher Tolkien

O Senhor da Fantasia

Christopher Tolkien cresceu ouvindo as histórias de seu pai e viu todo o universo literário de Tolkien em formação. Toda essa imersão nas obras permitiu que fosse capaz de organizar o material produzido por seu pai e lançar muitas obras que enriqueceram a "mitologia" criada pelo autor.

Nos anos mais recentes, já em idade avançada, Christopher organizou e publicou os livros Beren e Lúthien (2017) e A Queda de Gondolin (2018), que mostram como dois dos principais contos de seu pai evoluiram com o tempo — processo do qual ele foi testemunha em tempo real quando jovem. "Por mais estranho que pareça, eu cresci no mundo que ele criou", disse Christopher em uma rara entrevista de 2012 ao Le Monde. "Para mim, as cidades do Silmarillion são mais reais que a Babilônia."

Ainda não foi revelada a causa da morte de Christopher, que havia completado 95 anos no último dia 21 de novembro.

Em desenvolvimento...

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: