Descobertas imagens de espiões que quebraram os códigos nazistas

Descobertas imagens de espiões que quebraram os códigos nazistas

Último Vídeo

Um vídeo histórico, com cenas reais de espiões ingleses da lendária instalação militar de Bletchley Park, foi descoberto e publicado no YouTube na semana passada (03). Como num vídeo familiar, as pessoas sorriem para a câmera, jogam futebol e fazem caretas. 

A pequena filmagem de 11 minutos parece ser uma compilação de imagens capturadas em Whaddon Hall, casa de campo utilizada de 1939 a 1945 pelo pessoal de comunicação ligado ao Serviço Especial de Inteligência britânico, o famoso MI6, conforme informações do hoje Museu de Bletchley Park.

Esse complexo militar, conhecido principalmente após o lançamento do filme O Jogo da Imitação, que fala da vida do herói Alan Turing, fica em Buckinghamshire, condado no sul do Reino Unido, onde funcionou a Government Code and Cypher School, órgãos que conseguiram a proeza de quebrar os códigos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

A maior parte das cenas é em preto-e-branco, mas podem ser vistas outras em cores e alguns peritos em linguagem labial adicionaram legendas ao vídeo, em certos momentos, como o qual um homem pergunta "a que horas vai ser nossa festa?".

Quebradores de códigos

David Kenyon, pesquisador do museu, declarou no site da instituição: "Não existe nenhuma filmagem de um lugar tão intimamente ligado a Bletchley Park. Nós não sabemos quem filmou aquelas cena", revelando que o rolo de filme foi entregue por um doador anônimo no segundo semestre do ano passado.

O pesquisador garante que as imagens nada revelam de comprometedor ou confidencial sobre o trabalho executado pelo pessoal do MI6. Ainda que tivesse caído em mãos erradas, afirmou, não causaria danos. E concluiu: "Para nós, hoje, trata-se de uma descoberta fantástica e um registro importante de um dos aspectos mais secretos e valiosos do trabalho de Bletchley Park".

O trabalho desenvolvido pelos "quebradores de códigos" foi fundamental para a vitória dos Aliados na Segunda Grande Guerra. Por anos seguidos, submarinos alemães caçaram e interceptaram navios americanos e ingleses no Atlântico, o que foi desastroso para muitos comboios com suprimentos necessários.

Após a decodificação de mensagens Lorenz e Enigma que mapeavam os submarinos alemães, os navios aliados mudavam as suas rotas, mantendo o Reino Unido abastecido, e preparando a histórica invasão no Dia D.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.