12 dicas culturais para se divertir sem sair de casa

21/04/2020 às 09:004 min de leitura

Muitos de nós estão em casa vivenciando a quarentena desde a segunda quinzena de março, o que acabou mexendo com a rotina de muita gente. Sem o seu público cativo saindo de casa, algumas opções de lazer tiveram que se adaptar para continuar recebendo visitantes e manter seus serviços ativos de alguma forma, encontrando na tecnologia um grande aliado para isso.

Para ajudá-lo a se divertir durante esse período, a equipe do Mega Curioso separou abaixo algumas opções de passeios virtuais e outras modalidades de entretenimento para que você possa montar um cronograma para os próximos dias e manter a mente relaxada.

1. Exposição sobre o Egito Antigo

Para os que curtem história, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo disponibilizou diversos conteúdos sobre a exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade de forma online. Acessando os links a seguir você pode encontrar o catálogo oficial da exposição, além um curso online, um tour, um webinar (no vídeo acima) e material especial para crianças.

2. Sesc

(Fonte: Sesc/Reprodução)(Fonte: Sesc/Reprodução)

Se você gosta de música, filmes e diversos conteúdos ligados à arte, o Sesc disponibiliza diversas opções para você curtir no conforto do seu lar. Além de diversas transmissões musicais ao vivo que acontecem às 19h (algumas dessas, inclusive, com nomes conhecidos do cenário musical), também é possível ver filmes, séries, podcasts e muitos mais. Basta acessar o site ou a plataforma do SescTV para aproveitar.

3. Sala São Paulo

Quem curte uma boa seleção de música clássica certamente vai gostar de saber que a página da YouTube da sala São Paulo disponibiliza obras gravadas em temporadas anteriores de shows. Basta acessar este link todas as terças e quintas para ter a chance de se divertir com grandes obras de compositores consagrados diretamente da sua casa.

4. Orquestra Petrobras Sinfônica

Além da Sala São Paulo, a Orquestra Petrobras Sinfônica também traz em seu canal no YouTube 45 vídeos inéditos de suas apresentações, sendo que a cada dia uma nova gravação é disponibilizada. Acesse este link e confira tudo aquilo que já foi executado pelo grupo, incluindo nesta seleção o clássico Além do Arco-Íris, que ficou famoso por ser a principal música de O Mágico de Oz, e muito mais.

5. Museu de Arte do Rio

Outro museu que decidiu distribuir conteúdo gratuito nesse período de quarentena é o Museu de Arte do Rio. Para os que estão em casa há a possibilidade de curtir podcasts, webséries, imagens e muitas outras coisas referentes à história do museu, além de conteúdo inédito. Basta clicar aqui para aproveitar.

6. Museu da Imagem e do Som

Outra opção para passeios culturais gratuitos durante a quarentena é o Museu da Imagem e do Som, que traz diversos conteúdos inéditos em seu canal no YouTube, bem como nas plataformas disponibilizadas pelo museu. Filmes, informações sobre exposições e outros conteúdos? Você confere tudo por lá.

7. Museu da Imigração

Para quem curte história, uma boa opção é consultar sem sair de casa os conteúdos digitais gratuitos presentes no Museu da Imigração, entre eles as quase 250 mil imagens que mostram como aconteceu a história da imigração em São Paulo.

8. Faber-Castell

(Fonte: Faber-Castell/Reprodução)(Fonte: Faber-Castell/Reprodução)

Quem tem crianças em casa certamente vai curtir a opção que está no site da Faber-Castell. Até o dia 10 de maio, todos os cursos da página serão disponibilizados de forma gratuita: basta fazer a matrícula neste link e aproveitar opções de desenho, pintura e muitas outras possibilidades para se divertir sem sair de casa.

9. Museu do Futebol

(Fonte: Museu do Futebol/Reprodução)(Fonte: Museu do Futebol/Reprodução)

Fãs de um bom futebol podem aproveitar o conteúdo disponibilizado pelo Museu do Futebol em parceria com o Google Cultural Institute: basta acessar este link para conferir todas as opções e se divertir com um passeio por diversas imagens do passado.

10. Cirque du Soleil

(Fonte: Cirque du Soleil/Reprodução)(Fonte: Cirque du Soleil/Reprodução)

Essa vale tanto para adultos quanto para crianças: todas as sextas-feiras, o Cirque du Soleil está disponibilizando trechos de seus espetáculos mais famosos, somando no mínimo uma hora de duração. Basta acessar este link no dia mencionado para ter a possibilidade de visualizar o horário em que novos conteúdos serão disponibilizados.

11. Beatles para Crianças

Ainda pensando nos pequenos, a banda Beatles para Crianças tem publicados conteúdos inéditos no Instagram e na fanpage do Facebook diariamente, Basta acessar às 14h para ver coisas como dicas de como fazer instrumentos musicais, histórias sobre o rock e lives ao sábado com diversas músicas para alegrar o pequenos (e grandes também).

12. Acampamento para crianças

(Fonte: DinoMundi/Reprodução)(Fonte: DinoMundi/Reprodução)

Para quem curte colônias de férias, o DinoMundi promete manter crianças de várias faixas etárias ocupadas com suas atividades, que incluem café da manhã com exercícios, opções para desvendar mistérios na Floresta da Tijuca com direito a temas como tecnologia, ciências, matemática e outros. Acesse aqui para fazer o seu cadastro e se divertir.

E você, conhece mais opções de atividades gratuitas? Fique livre para compartilhar com os demais leitores do Mega Curioso no espaço destinado aos comentários.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: