A bizarra corrida chinesa sobre pranchas amarradas nos pés

26/06/2020 às 08:002 min de leitura

A população de Zhuang, na província chinesa de Gunaxi, é dona de um dos esportes mais tradicionais e bizarros do país: o Board Shoe Racing. O esporte consiste em três atletas ligados às mesmas tábuas de madeira, utilizando coordenação e concentração para percorrer o traçado da pista mais rápido que as equipes adversárias.

Qual a relação da competição com o exército da China?

Fonte: China Xinhua News)Fonte: China Xinhua News)

Segundo os historiadores que acompanham a trajetória de criação do Board Shoe Racing, o esporte foi criado durante a Dinastia Ming, na China, que durou do ano de 1368 até 1644. A corrida sobre pranchas teria sido obra de um dos heróis chineses durante a preparação de soldados do exército da região de Xhuang.

O lendário Sr. Wa, como era conhecido, adotou o uso de longas tábuas de madeira para ensinar aos soldados da China como marchar em perfeita sincronização.

Antes da prática se tornar um esporte tradicional do país asiático, acreditava-se que os soldados treinados através desse método conseguiam desenvolver um maior espírito de equipe e aumentar suas habilidades de combate.

A importância da sincronização

Agora conhecida a origem do Board Shoe Racing, como o esporte funciona? Os três participantes das equipes devem prender seus pés nas tiras presas as duas tábuas de 1 m de comprimento, 9 cm de largura e 3 cm de espessura. 

Como os membros do time estão presos ao mesmo equipamento, a sincronização dos movimentos é o diferencial para a vitória. Uma passada mais forte ou uma desaceleração no ritmo pode ser responsável por fazer com que toda a equipe tropece e caia no chão.

Em 2005, a Comissão Nacional de Afazeres Civis chinesa reconheceu a corrida sobre tábuas como um dos eventos oficiais da "Olimpíada Anual de Jogos Tradicionais de Minorias Étnicas". 

A modalidade pode ser praticada tanto por homens quanto mulheres e é famosa principalmente pelo povo de Zhuang, uma das 56 nacionalidades existentes dentro da República Popular da China.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: