
Estilo de vida
29/08/2020 às 10:00•3 min de leitura
Há quem use sal para cozinhar e também há que use-o para... fazer arte! Nascido no Afeganistão e morando no Canadá, Balshir Sultani viralizou na internet após suas impressionantes obras temporárias despertarem a atenção do público.
Sultani ganhou reconhecimento na internet pela primeira vez em 2011, quando seus primeiros trabalhos envolvendo retratos de celebridades feitas com sal de cozinha bombaram nas redes sociais e abriram as portas para sua carreira.
Agora, nove anos depois, o artista segue demonstrando todo seu potencial e parece ter levado seu estilo de trabalho para o próximo nível. Veja só!
Se Sultani não usa o sal para cozinhar refeições deliciosas, pelo menos ele sabe muito bem usá-lo para representar um belo banquete. Na nova etapa de sua carreira, o afegão começou a utilizar sais de diversas cores para desenhar alimentos realísticos em um prato preto servindo como tela para sua arte.
Na sua página no Instagram, que já possui quase 40 mil seguidores, o artista plástico exibe alguns de seus trabalhos mais interessantes. Em uma das publicações, Balshir mostra o passo a passo da criação de um ovo frito feito com a especiaria e também a facilidade com que a obra pode desmoronar.
E para quem realmente se interessa em ver os bastidores da criação, ele também é dono de um canal do youtube, onde frequentemente posta vídeos em velocidade acelerada mostrando a construção dos projetos. Confere aí!
Tanta comida pode deixar uma pessoa com água na boca, mas eu garanto que esse prato seria muito salgado para qualquer paladar!
Antes de brincar com o lance de usar sal para fazer obras de arte sobre comidas, Balshir Sultani brilhou fazendo maravilhosas representações de figuras do cinema, do mundo artístico e celebridades apenas com o uso do produto.
Bob Marley, Che Guevara e Morgan Freeman são alguns dos ícones históricos que ganharam uma versão salgada exposta em uma lona preta. A riqueza nos detalhes parece um fator impossível de ser obtido utilizando um instrumento tão incomum quanto o sal.
Outro fator marcante em Sultani parece ser o gosto pela sátira. Recentemente, o artista tem utilizado lápis grafite não para desenhar, mas para exibir alguns mosaicos muito criativos em seu perfil.
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.