Seja o primeiro a compartilhar

Star Wars: 7 frases sábias do Mestre Yoda

Na trilogia original de Star Wars, Mestre Yoda é apresentado como um ancião com mais de 900 anos. Mesmo assim, a figura icônica se propõe a ensinar o jovem Luke Skywalker como ser um Jedi.

Com um jeito único de falar, ele transmitiu seus conhecimentos para o padawan – termo usado para aprendiz. Ao mesmo tempo, seus ensinamentos despertam reflexões em milhares de fãs da franquia. Por isso, selecionamos sete frases sábias do Mestre Yoda.

O Império Contra-Ataca (1980)O Império Contra-Ataca (1980)

“Guerras Não Fazem Ninguém Maior”

No filme O Império Contra-Ataca (1980), Luke viaja para Dagobah em busca de um “grande guerreiro” para treiná-lo como um Jedi. Entretanto, ao chegar ao planeta fictício, ele encontra o pequeno e frágil Mestre Yoda.

Ao reparar na reação do jovem, o ancião deixa claro que as guerras não fazem ninguém maior que os outros. No caso, esse conhecimento é resultado de muitos anos observando diversos guerreiros e batalhas.

“Um Jedi usa a força para conhecimento e defesa, nunca para ataque”

Ao iniciar o treinamento de Luke, Yoda explica que o poder dos Jedi não deve ser usado para atos desnecessários de violência. No caso, isso seria contra os costumes dos nobres guerreiros. Tal ensinamento é semelhante à filosofia de diversas artes marciais.

O Império Contra-Ataca (1980)O Império Contra-Ataca (1980)

“Raiva, medo, agressão. Ao lado sombrio elas pertencem”

Yoda destaca que os sentimentos negativos estão relacionados ao lado sombrio da força. Logo, aqueles que cedem a essas emoções são facilmente conduzidos para o caminho do mal. Assim, ele ressalta que os Jedi são pessoas calmas e pacificas.

“Você deve desaprender o que aprendeu”

Diferente de Luke, os padawans iniciam o treinamento ainda na infância. Por isso, quando começou a ser ensinado por Yoda, o herói possuía diversas crenças que não eram compatíveis com o caminho Jedi.

Diante disso, o mestre explica ao aprendiz que ele precisa esquecer velhos hábitos e pensamentos. Apenas dessa forma, ele conseguiria obter novos conhecimentos e observar o mundo sob uma nova perspectiva.

O Império Contra-Ataca (1980)O Império Contra-Ataca (1980)

“Passe adiante o que aprendeu”

Yoda acreditava que os Jedi tinham o dever sagrado de transmitir o conhecimento para a próxima geração de padawans. Essa foi a última lição que o mestre deixou para Luke Skywalker em O Retorno de Jedi (1983).

Quem assistiu a mais recente trilogia de Star Wars, soube que o antigo aprendiz se tornou um mestre e iniciou uma academia Jedi. Bem como, ele passou os conhecimentos para Ben Solo/Kylo Ren e Rey.

“Sempre em movimento é o Futuro”

Quando Luke está preocupado com Leia e Han Solo, ele pede para o mestre olhar o futuro e descobrir se os amigos estão em perigo. No entanto, Yoda responde que é impossível prever o futuro porque todas as coisas estão sempre em movimento.

Ataque dos Clones (2002)Ataque dos Clones (2002)

“Fazer ou não fazer. Tentativa não há”

Para Yoda, apenas a tentativa é algo negativo que demonstra falta de entusiasmo. Desta forma, a pessoa não deve realizar uma tarefa se não estiver realmente determinada a concluí-la. Sem dúvidas, essa frase é uma das mais famosas de toda a franquia.

Qual é o ensinamento do Mestre Yoda que mais marcou sua vida? Compartilhar esses conhecimentos com outros fãs de Star Wars!

Star Wars: 7 frases sábias do Mestre Yoda via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER