Ciência
09/10/2020 às 06:00•2 min de leitura
Já tentou desenhar um animal que você nunca viu antes? Era isso o que, muitas vezes, acontecia na Idade Média. A arte medieval — que já nos trouxe bebês com cara de adultos — representava alguns animais de maneira muito estranha.
No Twitter, o usuário Daniel Holland criou uma thread que viralizou na rede social ao mostrar várias representações imprecisas dos animais na Idade Média. Como nunca tinham visto crocodilos, elefantes ou baleias, os artistas davam o seu melhor para desenhá-los de acordo com o que tinham ouvido falar.
Mas a razão pode não ser apenas essa. Uma das hipóteses levantadas é que o jeitão bizarro fazia parte de uma decisão estilística. “Eu fui informado por um monte de replies que essas imagens eram frequentemente pintadas nesse estilo por uma miríade de razões, não necessariamente por conta das descrições pobre que os artistas recebiam,” disse Holland ao Bored Panda.
De acordo com a Dra. Catherine Harding, da University of Victoria, os artistas medievais eram criativos, lúdicos e resilientes, apesar dos estereótipos que se tem sobre eles.
Seja por decisões de estilo ou por falta de descrições mais precisas, as representações de alguns animais são um lembrete de como era o pensamento na Idade Média. Vamos conferir as melhores postagens que Daniel Holland publicou no Twitter: