O filme mais longo do mundo leva 35 dias para ser assistido inteiro

02/11/2020 às 14:002 min de leitura

Ir ao cinema, uma das atividades que foram interrompidas durante a pandemia, é uma forma de arte. Acostumados com produções que assistimos por entretenimento, ou puro consumo, muitas vezes nos esquecemos que essa representação artística não é fast food (o que até pode ser, se quiser), mas é alguma coisa mais.

Por isso, quando nos deparamos com Logística, percebemos que estamos diante de alguma coisa a mais. Não é só um longa metragem, mas um longuíssima metragem: trata-se de um filme-instalação idealizado pelos seus criadores “para rastrear o fluxo global de produtos”.

Para cumprir seu objetivo, a obra dos suecos Erika Magnusson e Daniel Andersson, realizada em 2012, assumiu a forma de um grande projeto com um tempo total de exibição de 35 dias e 17 horas. Haja pipoca!

O que é Logística?

Fonte: Logistics Art Projetc/Divulgação
Fonte: Logistics Art Projetc/Divulgação

Logística é um filme experimental que rompeu com todas as estruturas cinematográficas estabelecidas, principalmente o tempo. A ideia inicial é simplória, quase infantil: “De onde vêm todos os gadgets?”. Para respondê-la, os dois cineastas resolveram seguir o ciclo de vida de um desses objetos: um pedômetro.  

Dessa forma, a história começa em uma loja de Estocolmo, onde o item é vendido, e segue em direção ao passado, para conseguir mostrar aos consumidores a jornada inteira, ou seja, a logística envolvida no consumo daquela coisa.

Os espectadores viajam na Logística, a princípio em um caminhão, e depois, sucessivamente, num trem de carga, num enorme navio cheio de contêineres, até chegar na fábrica original, no distrito de Bao’an na China. A viagem ocorre em tempo real, para que o público tenha uma noção exata do tempo e da distância necessários para que um gadget, às vezes descartável, chegue às nossas mãos do lado de cá do planeta.

Fonte: Logistics Art Project/Divulgação
Fonte: Logistics Art Project/Divulgação

Como assistir à Logística?

Quem se interessar pelo conceito dessa grande obra de arte (literalmente), pode entrar no site do projeto divulgado acima, onde cada um dos dias é separado em vídeos individuais. Mas, se quiser assistir apenas ao trailer, que tem 7 horas, ele teve uma versão reduzida, disponível no YouTube, de somente 1 hora e 12 minutos.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: