Ciência
06/12/2020 às 15:00•2 min de leitura
Boa parte do que nós sabemos hoje sobre o passado da humanidade foi trazido por nossos antepassados através de cliques em câmeras fotográficas. A fotografia por séculos se tornou uma das melhores formas de armazenarmos lembranças, sentimentos e até mesmo de registrar grandes tragédias.
Nessa lista, você vai poder lembrar ou conhecer algumas das fotografias históricas mais fascinantes dos últimos 200 anos. Então, dá uma olhada!
Marcado por arrancar uma de suas orelhas durante um surto psicótico e por ter morrido ser receber a fama que merecia, o pintor holandês Vincent Van Gogh teve apenas dois retratos tirados de si durante seu tempo na Terra: um aos 13 anos de idade e outro aos 19.
A primeira chegou a ser exibida em uma exposição no ano de 1957. Entretanto, em 2014, um show de televisão levantou uma dúvida sobre a veracidade das fotos. Através de um programa de computador, o envelhecimento entre as duas imagens foi comparado e simplesmente não batia.
Enquanto o Van Gogh Museum garante que a segunda imagem retrata inevitavelmente Vincent, muitos especialistas começaram a cogitar que a primeira fotografia, na realidade, trata-se de Theo Van Gogh, irmão do artista.
Ao longo da história, alguns fotógrafos conseguiram capturar em suas lentes os terrores da guerra. Porém, poucos tiveram o mesmo sucesso que Robert F. Sargent no dia 6 de junho de 1944.
Sargent conseguiu registrar a chegada dos soldados americanos na Praia de Omaha, um dos pontos invadidos pelos Aliados no fatídico Dia D na Normandia, momentos antes de uma das batalhas que derrubaria o exército nazista de Adolf Hitler.
Neste mesmo dia, mais de 10 mil soldados morreram durante o conflito armado em um confronto que determinou o rumo da Segunda Guerra Mundial. O restante, bem… é história!
Os cangurus são animais notoriamente conhecidos como um dos símbolos da Austrália, mas houve uma época em que alguns espécimes chegaram a pisar nas terras do Egito.
Durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, diversos soldados australianos contrabandearam criaturas como cangurus, coalas e até mesmo gambás para outras partes do planeta. O resultado disso é essa fotografia bizarra de um canguru sendo acariciado por um soldado em frente às Pirâmides de Gizé.