Ano Novo Chinês: entenda o que é o Ano do Boi

12/02/2021 às 10:472 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar no Ano do Boi, um dos assuntos mais comentados na internet nos últimos dias. Afinal, hoje, 12 de fevereiro de 2021, é celebrado o Ano Novo Chinês, uma data bem tradicional do país! De acordo com o nosso calendário, o Ano do Boi vai até o dia 31 de janeiro de 2022.

Além da China, países como a Coreia do Sul e Vietnã também celebram a data, que é um feriado nacional. Em um mundo globalizado, a cada ano essa tradição fica mais popular ao redor do planeta, com direito até a um filtro temático no Instagram para celebrar a data!

Ano novo chinês

Como cada ano é dedicado a um animal diferente, o Ano do Boi chega para dar sequência ao Ano do Rato, mas todos eles são conhecidos como o Ano Novo Lunar. São 12 animais ao todo, que são intercalados a cada ciclo: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Esses animais normalmente inspiram desfiles e lindas decorações nos templos locais mas desta vez, por causa da pandemia do coronavírus, as autoridades recomendam que as pessoas celebrem a data em casa.

Ao invés de tomar as ruas para comemorar, neste ano as autoridades recomendam que as pessoas fiquem em casa para se proteger
Ao invés de tomar as ruas para comemorar, neste ano as autoridades recomendam que as pessoas fiquem em casa para se proteger

Embora pareça um pouco confuso para a gente, o Ano Novo Lunar é móvel e nem sempre acontece no mesmo dia. Isso acontece porque o calendário chinês utiliza a Lua como base, e cada ano começa ao fim de 12 ciclos completos de nosso satélite e não exatamente após 12 meses.

Assim, o Ano Novo Lunar é sempre comemorado na primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Isso costuma acontecer entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro do nosso calendário gregoriano.

Confira qual animal rege cada ano do calendário Gregoriano segundo os chineses:

Na cultura chinesa, o boi é um animal que simboliza o trabalho, força e energia, traços que certamente podem inspirar pessoas de todas as nacionalidades e crenças através do planeta! Você já conhecia o Ano Novo Chinês? Comente a seguir!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: