Ciência
12/03/2021 às 09:00•2 min de leitura
Um israelense de 11 anos encontrou sem querer um artefato que é considerado extremamente raro e agora deve fazer parte de um museu e instituto de pesquisa.
Zvi Ben-David estava passeando com os pais na região desértica de Negev, próximo ao rio Bsor, quando avistou um objeto que chamou a sua atenção imediatamente. À primeira vista, ela poderia parecer uma pedra polida, mas o item era na verdade um raro e antigo objeto.
O item encontrado por Ben-David é um amuleto da fertilidade de apenas 7 centímetros de altura e 6 centímetros de largura, possivelmente usado há mais de 2.500 anos.
Feita de cerâmica, a estátua retrata uma mulher com um cachecol, os seios descobertos e as mãos entrelaçadas — é difícil determinar a forma do objeto devido aos desgastes naturais.
Uma das imagens da estátua.
Ele possivelmente pertencia a um casal com dificuldades para ter filhos. Era comum que a civilizações do período recorressem a esse tipo de objeto na tentativa de uma gravidez bem sucedida — algo complicado com menos condições de saúde e com altas taxas de mortalidade infantil como no período.
Segundo a Israel Antiquities Authority, que contou a história em seu perfil oficial no Facebook, apenas um outro exemplar da estatueta foi encontrada até agora na região, atualmente armazenada na coleção do Tesouro Nacional do país.
Zvi Ben-David.
A mãe do jovem, Miriam Ben-David, é guia turística e rapidamente percebeu que o filho encontrou um objeto diferenciado. Foi ela quem contatou as autoridades e entregou a estatueta.
Os arqueólogos do instituto elogiaram a postura do menino ao recuperar o item, mesmo que sem querer, e entregá-lo aos pesquisadores. Ele ainda recebeu um certificado pelos serviços prestados.
O amuleto agora será estudado e levado ao Tesouro Nacional de Israel.
O deserto de Negev ocupa mais da metade do território de Israel. No período em que os pesquisadores acreditam ser o de confecção do amuleto, a região era ocupada por assentamentos que viviam a Era do Bronze. O local ainda é citado em textos bíblicos envolvendo o rei Davi.